Veja o passo a passo para tirar a primeira carteira de identidade

Compartilhe esta notícia:

Serviço gratuito pode ser realizado nos postos do Poupatempo e fica pronto em até 10 dias úteis; não existe idade mínima para tirar o RG.

Um dos documento mais importante de identificação, o Registro Geral, conhecido como RG ou Carteira de Identidade, é o ponto de partida para outros documentos como a Carteira Nacional de Habilitação e a Carteira de Trabalho.

Podem ter o documento pessoas que nasceram e foram registrados no Brasil e nascidos no exterior, filhos de pais brasileiros (desde que conste o termo “brasileiro nato” na certidão). Não existe uma idade mínima para tirar o RG, que pode ser solicitado a qualquer momento.

Para requerer a identidade é necessário agendar o serviço em um dos Postos do Poupatempo e apresentar no dia a certidão de nascimento e certidão de casamento. Todos os documentos devem estar legíveis, sem manchas, rasuras ou rasgos. Não é necessário levar foto, pois será tirada no atendimento.

Para os menores de 16 anos de idade, é necessário ir acompanhado do responsável, que deve estar com documento original de identificação. Os números dos CPF e do PIS/Pasep, também podem ser acrescentados na identidade.

O serviço é gratuito e fica pronto em até 10 dias úteis. A retirada pode ser feita no local onde foi solicitado. Após 180 dias, se o RG não for retirado, ele é destruído. Para mais informações, basta acessar o site do Poupatempo e o aplicativo SP Serviços.

Do Portal do Governo

Compartilhe esta notícia: