Nossa Palavra – Aos vencedores, as batatas!

Compartilhe esta notícia:

Taquaritinga entra no conturbado Mês do dissídio coletivo de seus servidores públicos municipais sem uma linha definida de reajustamento e reestruturação. Existem erros e acertos nesta trajetória. Nem tanto a Mársico (como revelam alguns privilégios que podem ser dados aos funcionários do Almoxarifado, o conhecido DSM) nem tanto aos servidores municipais – que desejam somente o arroz com feijão e batatinhas fritas do dia a dia. Ou seja, a todos os funcionários de acordo com suas possibilidades.
Pelo visto, não é assim que estão sendo conduzidas as discussões. A própria diretora do sindicato da categoria se mostra um tanto quanto decepcionada com os rumos que a conversa vem tomando. Não é para menos. Ao longo dos últimos anos, o funcionalismo público municipal só sofreu reveses, perdas incalculáveis. Não sabemos o que aconteceu com a audiência pública marcada para ontem (quinta-feira, dia 16), já que a presença do prefeito Vanderlei era garantida pelo presidente da Câmara, vereador José Roberto Girotto, o popular Beto.
A verdade é que os servidores estão cansados de perder, de serem levados no bico por propostas miraculosas. Ao invés de melhorias, levaram o pé nos fundilhos. Pelo menos foram assim nos últimos dois anos: perderam até os cartões conquistados. Agora a promessa é de que o chefe do Executivo vai reparar essas perdas. Não é verdade. A Municipalidade não tem fundos para isso. E nem saco roxo. Para isso, teria que enfrentar inclusive a Justiça onipotente. Há, contudo, um caminho exíguo para tanto. A reestruturação de parte do funcionalismo público, projeto de lei enviado pelo Executivo, será apenas um paliativo para o problema, um minimizador que não explica, confunde e torna desigual a tormenta. Descobre um santo para cobrir outro. No futuro não cobrirá nenhum dos dois. É a velha tática de empurrar com a barriga. Como sempre fizeram: marca na conta do Abreu. Se ele não pagar, nem eu!
Infelizmente, nos anos anteriores faltou pulso firme por parte dos timoneiros. O aparelho sindical ficou à deriva, ao sabor das ondas da administração municipal. É preciso tomar cuidado: muitas vezes se nada contra a corrente e se acaba morrendo na praia. Discutir o sexo dos anjos nem sempre é salutar quando a água começa a bater na bunda. A gente, que conhece a criatividade e o dinamismo do prefeito Vanderlei, sabe que ele tem competência para encontrar um canal para uma nova organização nas estruturas as secretarias da Prefeitura. Enquanto este O Defensor está sendo distribuído gratuitamente nesta sexta-feira (17) a Câmara de Taquaritinga e o Executivo Municipal podem ter chegado a um acordo salutar em prol dos servidores municipais. Este não é outro o nosso desejo, o desejo d’O Defensor – o desejo de defender exatamente o bem-estar e a dignidade de todo o funcionalismo público municipal e não somente uma parte dele. Isso, sem dúvida, redundaria num clima de competição e – porque não? – até mesmo de revolta.
Fumemos o cachimbo da paz de uma vez por todas.

Compartilhe esta notícia: