11ª Semana Senac de Enfermagem discute atendimento seguro e humanizado

Compartilhe esta notícia:

Em Jaboticabal, evento ocorrerá de 13 a 17 de maio, com palestras, oficinas e cadastro para doação de medula óssea; participação é gratuita.

Considerada uma atividade autônoma e com ampla diversidade de funções e reponsabilidades, a enfermagem está entre as profissões que mais contrataram em 2018, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Hoje, a área soma mais de 2 milhões de profissionais. Dessa forma, torna-se cada vez mais necessário discutir os grandes desafios para o avanço da categoria em todas as regiões do mundo, como propõe a 11ª Semana Senac de Enfermagem, realizada no Senac Jaboticabal, de 13 a 17 de maio.

Com o tema Os Desafios do Ensino da Enfermagem para uma Prática com Equidade, elaborado em consonância com o tema da Semana Brasileira de Enfermagem, da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), o evento convida profissionais da área para refletir sobre situações rotineiras e promover debates em busca de soluções para um atendimento cada vez mais dedicado, seguro e eficiente para os pacientes, de acordo com as suas necessidades.

Um dos destaques da programação é a palestra Resgate da Identidade e Protagonismo da Enfermagem: desafios para o século XXI, ministrada pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren), em 13 de maio. A atividade discutirá a importância da equidade no âmbito da assistência de enfermagem. Já no dia 14 de maio, o bate-papo será sobre Desafios da Prática de Enfermagem entre a Assistência e o Ensino.

Mediado por Márcio Ramos, especialista em administração hospitalar e coordenador da Irmandade de Misericórdia de Jaboticabal, do Hospital e Maternidade Santa Isabel, o encontro será para conhecer experiências relacionadas à prática de enfermagem principalmente no âmbito do ensino nas instituições de saúde.

A agenda prossegue no dia 15 de maio com a discussão sobre Desafios do Ensino da Enfermagem para Assistência Equânime e Sustentável, com Ornella Padovani Perez, enfermeira na Unidade de Pronto Atendimento de Jaboticabal.  Já no dia 16 de maio, a Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, em parceria com a equipe do programa de voluntariado e a área de enfermagem do Senac, realizará a conscientização e o cadastro de doação de medula óssea.

De acordo com o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), o transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças, em diferentes estágios e faixas etárias. Além disso, o doador ideal (irmão compatível) só está disponível em cerca de 25% das famílias brasileiras; para 75% dos pacientes é necessário identificar um doador alternativo a partir dos registros de doadores voluntários, bancos públicos de sangue de cordão umbilical ou familiares parcialmente compatíveis.

Para fechar a programação, serão realizadas duas oficinas de Humanização e Segurança do Paciente, no dia 17 de maio. Conduzida por alunos do curso Técnico em Enfermagem da unidade, a atividade proporcionará reflexão e práticas que possibilitam agir de forma diferenciada no contexto profissional, valorizando o contato humano e a importância de um atendimento afetuoso.

O evento busca proporcionar a integração entre comunidade, alunos, docentes e profissionais da área, para valorizar a identidade da profissão, assim como contribuir para o sucesso da assistência de saúde, da ciência e do ensino. Todas as atividades são gratuitas, e as vagas limitadas. Os interessados já podem se inscrever no Portal Senac: www.sp.senac.br/semanadeenfermagem.

A Semana Senac de Enfermagem é uma realização o Senac São Paulo e acontece em várias unidades do estado, na Capital e no interior.

Serviço:

Programação 11ª Semana Senac de Enfermagem

Palestra l Resgate da Identidade e Protagonismo da Enfermagem: desafios para o século XXI

Ministrada pelo Coren

Data: 13 de maio de 2019

Horário: segunda-feira, das 14 horas às 15h30

 

Palestra l Desafios da Prática de Enfermagem entre a Assistência e o Ensino

Ministrada por Márcio Ramos

Data: 14 de maio de 2019

Horário: terça-feira, das 14 horas às 15h30

 

Palestra l Os Desafios do Ensino da Enfermagem para uma Assistência Equânime e Sustentável

Mediada por Ornella Padovani Perez

Data: 15 de maio de 2019

Horário: quarta-feira, das 9 horas às 10h30

 

Atendimento l Doe o Seu Melhor – campanha de cadastro de medula óssea

Data: 16 de maio de 2019

Horário: quinta-feira, das 10 às 15 horas

 

Oficina l Humanização e Segurança do Paciente

Data: 17 de maio de 2019

Horário: sexta-feira, das 9 às 11 horas, e das 14 às 16 horas

 

Local: Senac Jaboticabal

Endereço: Rua 24 de Maio, 831, Centro – Jaboticabal/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/semanadeenfermagem

Participação gratuita

Compartilhe esta notícia: