Anemia: doença emana sinais que não devem ser subestimados

Compartilhe esta notícia:

É necessário reconhecer os indícios que o organismo dá quando falta algum nutriente.

A anemia pode ser resultado de diversas condições fisiológicas: verminose, úlceras, deformações dos glóbulos vermelhos, deficiência de plaquetas, desnutrição generalizada, má absorção intestinal, perdas sanguíneas graves ou algumas alterações congênitas, genéticas ou hereditárias como é o caso da talassêmia, doença bastante comum nos povos de origem mediterrânea.

Porém, a forma mais comum da anemia, ou a que existem em maior proporção, é derivada de uma alimentação deficiente em ferro – que não se trata de qualquer tipo de ferro e sim, uma formulação que nosso organismo consiga absorver. E esse tipo de anemia não depende da sua genética ou origem étnica mas sim, do cuidado que há com a alimentação e a saúde.

Sintomas

1) Fadiga – Sensação de cansaço súbito ou inexplicável “quebra” na energia é um dos sintomas mais comuns de quem está sofrendo de anemia. Também pode se apresentar como sonolência fora de hora e sem razão que explique.

2) Taquicardia – Ou seja, o aumento da frequência cardíaca, em repouso. É normal que a frequência cardíaca aumente quando fazemos um esforço grande, ou exercício ou, quando estamos com febre, por exemplo, mas, a taquicardia em repouso não é normal – pode ser derivada de anemia pois, no caso o organismo tem que se esforçar mais da conta para oxigenar o cérebro.

3) Queimação da língua e mucosas – É resultado de uma inflamação de toda a língua, de nome glossite, derivada da anemia – você sentirá queimação, desconforto, dificuldades de engolir. É possível que junto com a mucosa bucal você também sinta desconforto em outras mucosas como a anal, vaginal, ocular ou que estas se apresentem esbranquiçadas.

4) Unhas e cabelos quebradiços – Deformações da superfície da unha (que pode se apresentar côncava ou plana) podem indicar que seu organismo não está conseguindo absorver o ferro contido nos alimentos que você come.

5) Palidez e falta de viço na pele – É uma das características das pessoas anêmicas pois indicará problemas de circulação sanguínea também resultantes da anemia. Nas crianças, observa-se a coloração das mucosas da boca, gengivas, olhos e unhas que é onde mais cedo aparecem esses sintomas.

6) Cãibras – Podem ser originadas de esforço abrupto, de falta de potássio ou magnésio na sua alimentação e também, pode ser um dos sintomas de anemia.

7) Boca seca – É um sintoma típico de carência do mineral ferro. Também o são as feridinhas e rachaduras nos lábios e cantos da boca.

8) Perda de tato – Formigamento de pés e mãos, dificuldades para andar e rigidez nos membros, inferiores ou superiores, são indicativos tanto de anemia quanto da deficiência da vitamina B12.

9) Dor abdominal combinada com pele amarelada – Urina escura ou avermelhada, problemas renais e até convulsões são sintomas urgentes que indicam anemia profunda por destruição das células vermelhas do sangue.

10) Dificuldades respiratórias – Sem outros motivos é indicativo de anemia severa, especialmente em crianças.

11) Dificuldades de aprendizado – Alterações comportamentais também são indicativos de anemia severa em crianças.

É preciso muita atenção, pois a doença, em casos avançados, pode levar à morte.

Compartilhe esta notícia: