Literatura produzida por mulheres é tema da 4ª Semana Senac de Leitura

Compartilhe esta notícia:

Evento consiste em atividades gratuitas de incentivo à leitura e acontecerá no Senac Jaboticabal entre 22 a 27 de abril.

Sob o tema Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas, o Senac São Paulo promove a 4ª Semana Senac de Leitura, em 60 unidades da rede em todo o estado. A ação ocorre de 22 a 27 de abril e contribui com a assiduidade à leitura de adolescentes e adultos. A programação inclui encontros com autores, rodas de conversas, palestras e a tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis.

A proposta desta edição da Semana Senac de Leitura é dar visibilidade à produção literária feminina, ainda com pouca representatividade no âmbito nacional. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), intitulada A Personagem do Romance Brasileiro Contemporâneo, 70% da produção brasileira no segmento são de homens brancos, de classe média, nascidos no eixo Rio-São Paulo.

“O que eu leio e o que eu compreendo podem me transformar e a escola deve contribuir com isso, com espaços de discussão, com estímulo ao pensamento crítico e criando lugares do ouvir, falar e compartilhar”, afirma Cristiane Camizão Rokicki, gestora da rede de bibliotecas do Senac São Paulo.

Um dos principais eventos da programação é a palestra de abertura com as escritoras Maria Vilani (mãe do cantor, rapper e compositor Criolo), Jarid Arraes e Goimar Dantas, com a mediação de Bel Santos Mayer, coordenadora de projetos de fomento à leitura, no dia 22, das 15 horas às 17h30, no Edifício Sede do Senac – Salão Nobre (Rua Dr. Vila Nova, 228 – Vila Buarque). Haverá transmissão simultânea para todas as unidades participantes da ação. Para acompanhar, acesse o Facebook do Senac São Paulo no dia e horário de realização da mesa-redonda.

Senac Jaboticabal

Na unidade Jaboticabal, a Semana Senac de Leitura contemplará exposição, encontro com autoras, palestras, debates, bate-papos, apresentações e a reconhecida Feira de Troca de Livros, que será realizada durante todos os dias do evento para incentivar a leitura, fazer circular livros novos e usados e integrar as comunidades interna e externa.

Nessa atividade, os materiais que podem ser trocados são: livros de literatura em geral, literatura estrangeira, nacional, infantil, infanto‐juvenil e gibis, seguindo o critério de boa conservação e qualidade da obra. A troca será de livro por livro e gibi por gibi. Não serão aceitos materiais didáticos, livros de cunho político/partidário, religioso, dicionários, lista de endereços e telefones, teses e dissertações, enciclopédias, pornográficos, código civil e legislação e livros de informática.

Também ficará disponível ao público ao longo da semana, no hall da unidade, a exposição de fotos Releitura de Ana’s, que mostrará releituras de capas de livros famosos de escritoras brasileiras. Outro destaque da programação é o Bate-papo com Escritoras, no dia 23 de abril, às 19h30, que receberá escritoras jaboticabenses. São elas: Adriana Zocca, Natália Nogueira – autoras da obra Revelando Príncipes e Princesas – e Tainá Sisto, autora do livro O Caos que Há em Mim. Haverá espaço para autógrafos.

Já no dia 24 de abril, às 16 horas, acontecerá a apresentação do Sarau das Mulheres Talentosas, para promover o talento feminino e também homenagear as escritoras que são fonte de inspiração. Na sequência, em 25 de abril, terá a inauguração do clube de leitura Matutino. Marcada para às 10 horas, a iniciativa é voltada para interessados em literatura e que desejam discutir e compartilhar gostos e gêneros literários.

Mais uma atividade programada na Semana Senac de Leitura em Jaboticabal é o Cine Debate: Julie&Julia, com a exibição do filme e, depois, um debate sobre ele. Será no dia 26 de abril, às 14h30. Para conferir a programação completa e realizar a inscrição, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/semanadeleitura. As vagas são limitadas.

Edições anteriores

Em três edições, o projeto já atraiu mais de 70 mil pessoas, que participaram de diversos eventos. Em 2016, as unidades organizaram ações dentro do universo da leitura e educação em parceria com o Instituto Rubem Alves. Nos anos seguintes, as atividades foram realizadas com base nos temas literatura fantásticas e HQ´s (2017) e livros que viraram filmes e séries (2018). A tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis, promovida há mais de 15 anos na rede, passou a fazer parte da Semana Senac de Leitura por estar alinhada à proposta estimular a reflexão sobre a importância da produção escrita e da leitura como elementos formadores de indivíduos críticos.

Serviço:

4ª Semana Senac de Leitura

Tema: Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas

Data: de 22 a 27 de abril

 

Programação Senac Jaboticabal:

Abertura Oficial da Semana Senac de Leitura

Transmissão ao vivo, com as autoras Jarid Arraes, Maria Vilani e Elaine Gomes

Data: 22 de abril de 2019

Horário: segunda-feira, das 15 às 17 horas

 

 Exposição Releitura de Ana’s

Produzida pelas fotógrafas Ana Machado, Ana Tereza, Aninha Januário e Ana Rosa

Data: 22 a 26 de abril de 2019

Horário: segunda a sexta-feira, das 8h15 às 21h30

 

 Feira de Troca de Livros

Data: 22 a 27 de abril de 2019

Horário: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21 horas, a sábado, das 8h30 às 13h30

 

Bate-papo com Escritoras

Participação de Adriana Zocca, Natália Nogueira e Tainá Sisto

Data: 23 de abril de 2019

Horário: terça-feira, das 19h30 às 21 horas

 

Sarau das Mulheres Talentosas

Mediado por Sharah Bertocco e Poliana Costa

Data: 24 de abril de 2019

Horário: quarta-feira, das 16 horas às 17h30

 

Inauguração do Clube de Leitura Matutino

Data: 25 de abril de 2019

Horário: quinta-feira, das 10 às 11 horas

 

Cine Debate Julie&Julia

Data: 26 de abril de 2019

Horário: sexta-feira, das 14h30 às 16h30

 

Local: Senac Jaboticabal

Endereço: Rua 24 de Maio, 831, Centro – Jaboticabal/SP

Programação e inscrições: www.sp.senac.br/semanadeleitura

Compartilhe esta notícia: