Lipólise: o processo de perda de gordura

Compartilhe esta notícia:

Lipólise é o nome científico dado para o processo de perda de gordura. Esse processo é complexo e envolve vários processos bioquímicos dentro do corpo e depende da liberação de hormônios e enzimas (substâncias que quebram a gordura), conhecida como lipase.

Para que o processo de eliminação de gordura aconteça, é necessário que essa gordura se acumule. Esse acúmulo acontece quando a oferta é maior do que o gasto, ou seja, quando comemos muito e gastamos pouco. Nesse caso a gordura que não for utilizada como fonte de energia, durante exercícios, se acumula nos adipócitos (células de gordura).

Quando esse gordura se acumula, em excesso, pode causar diversos problemas para a saúde da pessoa, como diabetes, infarto, trombose, dentre outros. Portanto o processo de eliminação é tão importante.

A eliminação acontece quando alguns hormônios são liberados. Quando esses hormônios, tipo adrenalina. Quando esse hormônio é liberado, como no caso de exercícios físicos, a enzima lipase é liberada e assim a gordura que se acumulou na célula é quebrada em várias partículas para ser utilizada como fonte de energia pelo corpo.

Outro hormônio que auxilia o processo de lipólise é a insulina. Esse hormônio é liberado quando nos alimentamos ou quando comemos açúcar. Quando não nos alimentamos, a quantidade desse hormônio diminui. O corpo entende que essa diminuição do hormônio, significa que está faltando energia e começa a fazer o processo de lipólise para gerar energia.

Esse processo de lipólise também pode acontecer com a utilização de aparelhos de estética como criolipólise, que congela as células de gordura e provoca sua eliminação, bem como o ultrassom por cavitação ou até mesmo a radiofrequência, que eliminam a gordura através do uso de correntes que provocam o calor.

Nas próximas semana iremos falar como esses aparelhos fazem a eliminação, explicando cada um deles de forma bastante detalhada.

Compartilhe esta notícia: