Brasil: índice classifica o País como o 4º mais triste

Compartilhe esta notícia:

A Venezuela encabeça o ranking, que avalia o nível de infelicidade das nações em termos econômicos.

Em termos econômicos, os países também podem ser felizes ou infelizes, analisa o economista americano Steve Hanke.

Se uma nação tem uma taxa de inflação alta e índices de endividamento e desemprego elevados, é muito provável que seja triste.

Por outro lado, se está crescendo economicamente, apresenta um nível de inflação, juros e desemprego baixo, tende a ser mais feliz.

É com base nestes quesitos que o Brasil ocupa a 4ª posição do índice anual dos países mais infelizes ​​(Misery Index, em inglês) de 2018, elaborado por Hanke, professor de economia aplicada na Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos.

A Venezuela, que vive a maior recessão de sua história, encabeça o ranking, que analisa o desempenho de 95 países, como o país mais triste.

No outro extremo, está a Tailândia, que aparece como a nação mais feliz da lista.

Como é calculado? – O índice foi criado pelo economista americano Art Okum nos anos 1960 e era baseado apenas na taxa de inflação anual e de desemprego de um país.

Ao longo dos anos, o indicador passou de mão em mão e sofreu uma série de modificações até chegar à versão atual que contempla as alterações feitas por Hanke.

O economista Steve Hanke é o responsável pela publicação do Misery Index, índice de países mais ‘infelizes’

O índice reflete a soma das taxas de desemprego, inflação e empréstimos de um país, menos a variação percentual do Produto Interno Bruto (PIB) real per capita.

Portanto, se um país obtiver uma pontuação alta no indicador, isso reflete um nível mais alto de “infelicidade”.

Fonte: BBC News Brasil

Compartilhe esta notícia: