Inclusão social: conheça ‘André’, personagem autista da Turma da Mônica

Compartilhe esta notícia:

“Serve para muita gente entender melhor o autismo e suas diversas manifestações”, discursa Maurício de Sousa sobre o personagem.

Criado em 2003 para embasar uma campanha da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), André apareceu pela primeira vez no gibi “Um amiguinho diferente“. O personagem foi apresentado por Magali, que primeiramente faz amizade com a irmã dele, Lucila, que conta à turma que seu irmãozinho é autista.

Ainda que não seja recorrente nos gibis da Turma da Mônica, o personagem foi essencial nas campanhas de inclusão social e ajudou muitas famílias, e crianças, a compreender sem preconceitos o Transtorno do Espectro Autista.

Para Maurício de Sousa, o desenvolvimento de um personagem tão complexo exige cuidado para que este não caia no terreno do esteriótipo e da superficialidade.

“Temos todo cuidado quando resolvemos abordar temas mais complexos. Procuramos sempre pesquisar e procurar técnicos no assunto para não passarmos informações erradas. Por isso a recepção das crianças e educadores é sempre positiva”, diz.

Quem lê os gibis da Turma sabe que as duas protagonistas das histórias, Monica e Magali, são inspiradas nas filhas do cartunista.

De igual modo, André teria sido inspirado por um sobrinho-neto de Maurício, o que não surpreendeu os fãs.

Fonte: Portal Singularidades

Compartilhe esta notícia: