Método fônico: a maneira como as crianças serão alfabetizadas nos próximos anos

Compartilhe esta notícia:

No Brasil, até os anos 80, os estudantes aprendiam pelo método alfabético, ou seja, a criança conhecia letras, sílabas e consoantes sem a preocupação com o som.

Com o propósito de erradicar o analfabetismo no Brasil, o Ministério da Educação aposta suas fichas na escolha do método fônico para a Política Nacional de Alfabetização.

Através da iniciativa, as crianças são alfabetizadas por meio de associação entre a letra e o seu som (fonema). Os estudantes aprendem a reconhecer o som de cada letra para depois combiná-las formando sílabas e palavras. O ensino se inicia pela forma e pelo som das vogais, seguidas pelas consoantes. Parte-se dos sons mais simples para os mais complexos.

De acordo com especialistas no assunto, este tipo de ensino já é utilizado em diferentes países, mas ainda não é possível eleger apenas um mecanismo como o melhor. O método fônico instiga a criança a fazer associações com os sons, porém, o ponto negativo é que muitas vezes ele é mais lento e pode ser cansativo.

É importante ressaltar que o professor e a escola devam conhecer bem seus alunos para depois escolher uma estratégia de alfabetização, pois a escolha de um método varia muito de acordo com a realidade de cada criança, das condições da família e questões culturais.

Compartilhe esta notícia: