Artigo – Drenagem linfática: o que você precisa saber

Compartilhe esta notícia:

Por: Daniel Zucchi Libanore*

O sistema linfático é um sistema composto por vasos linfáticos e linfonodos, ou popularmente conhecido como gânglios linfáticos. Esses vasos são responsáveis por fazer a retirada dos líquidos que estão em excesso no nosso corpo causando o inchaço (edema) por aumento da retenção de água. Quando esse líquido entra nos vasos linfáticos é encaminhado até os linfonodos, popularmente conhecidos como gânglios linfáticos. Nesses gânglios ocorre a filtração do líquido onde o que é bom retorna para a corrente sanguínea e o corpo reutiliza, e o que não for aproveitado será destruído.

Para aumentar a quantidade de líquido que retiramos do corpo, profissionais da estética usam uma técnica de massagem bastante conhecida que é a Drenagem Linfática.

Drenagem linfática é uma massagem que consiste em movimento lentos, com pressão leve, com uma única direção, nesse caso, os gânglios ou linfonodos.

Essa massagem tem como principal objetivo drenar os líquidos que estão em excesso no corpo, causando o inchaço (edema).

Esse edema pode ser ocasionado por diversos fatores como: má alimentação, problemas genéticos, gravidez, pós-cirúrgicos ou até mesmo algum tipo de trauma como por exemplo esportes ou acidentes.

Ao se realizar uma drenagem linfática, o profissional usará basicamente as mãos para realizar movimentos, em pontos específicos do corpo, onde fica o sistema linfático e os vasos linfáticos.

Uma vez que esse líquido retorna para a circulação sanguínea, pode acontecer de o cliente ter vontade de urinar com mais frequência. Por isso é importante salientar que um paciente que apresente doença nos rins, como insuficiência renal, não pode receber a técnica pois pode agravar o caso.

Outro fator importante da massagem de drenagem linfática é que, por se tratar de uma massagem que basicamente retira líquidos do corpo, a drenagem linfática não causa emagrecimento, pois não elimina a gordura. Pode acontecer de o cliente ter redução de medidas pela eliminação de líquidos, mas não por perda de gordura. Portanto é errado dizer que a gordura é eliminada na urina, após a drenagem linfática manual.

Portanto as indicações para o paciente receber a massagem são: pacientes com retenção de líquido, após traumas, pós cirurgicos de qualquer tipo de cirurgia. As pessoas que não podem realizar a técnica são: pacientes com problemas renais crônico, hipertensos, que tenham alguma ferida no local da massagem, gestantes de risco.

Em todo caso, procure sempre um profissional capacitado para realizar a técnica.

*Daniel Zucchi Libanore é fisioterapeuta pelo Centro Universitário de Araraquara – UNIARA; especialista em Fisioterapia Músculo-Esquelética – Faculdade de Medicina de Rio Preto – FAMERP; especialista em Fisioterapia Dermato-Funcional – Faculdade de Medicina de Rio Preto – FAMERP; mestre em Bioegenharia – Escola de Engenharia de São Carlos – USP e Doutor em Ciências da Saúde – Faculdade de Medicina de Rio Preto – FAMERP

Compartilhe esta notícia: