Empréstimo: bancos abrem linhas para antecipar restituição do IR

Compartilhe esta notícia:

Para acessar o empréstimo, é preciso entregar a declaração ao fisco e informar a conta-corrente do banco no qual irá receber a restituição.

Os principais bancos já estão oferecendo linhas para antecipar a restituição do Imposto de Renda 2018. O prazo para entrega da declaração começou em 1º de março e vai até 30 de abril.

Entre os cinco principais bancos do país, as taxas mínimas cobradas na linha para antecipação da restituição do IR vão de 1,79% a 3,13% ao mês. Segundo pesquisa da Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças), a taxa média de juros no cartão de crédito ficou em 12,67% ao mês em fevereiro. No cheque especial, chega a 12,18% ao mês.

As taxas para antecipar o Imposto de Renda também são, em geral, menores que os juros cobrados em empréstimos pessoais em bancos e financeiras, que ficaram, em média, em 4,22% ao mês e 7,50% ao mês em fevereiro, segundo o levantamento da Anefac.

Os bancos costumam financiar 100% do valor, mas há um teto de até R$ 50 mil (caso do Bradesco). O empréstimo é liquidado no momento em que a restituição cai na conta ou em data fixada em contrato, caso dos clientes que tiverem a declaração retida em malha fina.

O vencimento costuma ocorrer entre dezembro e janeiro. Como tem garantia, já que no pagamento da restituição o dinheiro fica com o banco, as taxas costumam ser mais baixas que as do crédito pessoal.

A exceção é o Santander, que tem juros parecidos com o dos empréstimos tradicionais. Planejadores financeiros costumam recomendar a antecipação do IR para quem tem dívidas mais caras, como no cartão de crédito ou no cheque especial.

Quem está com as contas em dia pode aproveitar que a restituição é devolvida pela receita corrigida pela taxa Selic, atualmente em 6,5% ao ano. Mesmo que esteja na mínima histórica, a taxa ainda é maior que a paga na maioria dos investimentos de renda fixa tradicionais, porque não há cobrança de impostos.

Compartilhe esta notícia: