Beleza: confira maneiras eficazes de perder peso depois dos 40 anos

Compartilhe esta notícia:

Mulheres devem reduzir 100 calorias de sua dieta diária só para manter a forma.

Segundo profissionais da área, o metabolismo desacelera aproximadamente 5% a cada década depois que completamos 40 anos de idade.

 

Algumas dicas auxiliam na queima de calorias:

Faça os exercícios certos

Com a desaceleração do metabolismo, é importante não só fazer 30 minutos de exercícios cardiovasculares por dia como também incluir de 4 a 5 sessões de treino de resistência e por semana. Esses exercícios como abdução das pernas, subir escadas, crunchs ou abdominais, são ótimos para manter a massa muscular e também queimar calorias. Caminhar é uma maneira excelente de ajudar o metabolismo, manter a forma e levantar o ânimo.

Estabeleça metas realistas

Dietas mágicas, pílulas e cintas emagrecedoras são soluções que não funcionam. Estabelecer um objetivo saudável e possível de ser alcançado nos ajuda a desenvolver hábitos benéficos para a saúde (como alimentar-se bem e fazer exercícios adequadamente) e manter a forma a longo prazo.

Obtenha vitaminas dos alimentos

Nosso corpo tem necessidades diferentes para cada período de nossa vida. Para as mulheres acima dos 40 anos, é essencial incluir na dieta cálcio, vitamina B12, potássio, magnésio, vitamina D, Ômega-3 e probióticos. Os especialistas dizem que, do ponto de vista nutricional, não faz diferença se você obtém essas vitaminas consumindo alimentos ou ingerindo vitaminas em cápsulas. Só que os alimentos, principalmente as frutas, legumes e feijões, contêm outros nutrientes saudáveis, como as fibras, por exemplo.

Outros exemplos de como obter vitaminas e minerais naturalmente: o cálcio pode ser encontrado nas amêndoas e no iogurte. E a dose necessária de vitamina D pode ser obtida simplesmente com um banho de sol! Claro, sempre tomando o cuidado de não se expor ao sol por muito tempo e usando filtro protetor.

Respeite o horário das refeições

Comer regularmente deve ser uma prioridade. Pular refeições arruína o metabolismo, pois o corpo recebe o sinal de que é preciso armazenar calorias em vez de queimá-las, então você colhe o resultado oposto daquele que estava esperando.

Não esqueça de que tomar um bom café da manhã é fundamental, já que essa refeição deve oferecer a energia de que o corpo precisa para o dia todo. Já os lanchinhos noturnos são ruins para o seu estômago e para o seu peso.

Respeite os momentos de descanso

O “sono da beleza” não é bom apenas para sua pele, mas também ajuda o corpo a manter-se saudável e em forma. Estudos demonstram que a privação do sono fomenta a tomada de decisões erradas por parte do cérebro (como entupir-se de guloseimas calóricas, deixar de praticar exercícios ou quebrar sua regularidade).

Além disso, não descansar o suficiente desequilibra os hormônios da fome: a grelina (que aumenta o apetite) e a leptina (responsável pela saciedade). Isso significa que você pode comer em excesso sem se dar conta!

Por isso, desligue o celular e o computador antes de ir para a cama e tente dormir a quantidade de horas necessárias para descansar bem.

Beba bastante água

A água ajuda a desintoxicar o corpo. Beber um copo de água antes das refeições reduz o apetite e a quantidade de calorias que consumimos. Além disso, a água gelada nos ajuda a queimar calorias, já que o corpo usará energia para equilibrar a temperatura.

Faça checkups de saúde regularmente

A dificuldade de perder peso pode estar associada a problemas de saúde como a tireoide, por exemplo. Esse e outros tipos de problema podem ser detectados com exames de rotina.

Completar 40 anos hoje em dia significa chegar à metade da vida. Isso significa que você ainda tem boas décadas pela frente. Viver esses anos com ou sem qualidade de vida, a decisão é sua!

Compartilhe esta notícia: