No Estado: Taquaritinga sofre queda na contribuição no PIB

Compartilhe esta notícia:

Ribeirão Preto, em 11º lugar, é o município mais próximo de Taquaritinga e colabora com 1,5 do PIB paulista.

Nesta última semana, a Fundação Seade, órgão do governo paulista, divulgou um estudo em relação à participação dos municípios na formação do PIB (Produto Interno Bruto).

De acordo com a pesquisa, Taquaritinga teve uma queda na contribuição no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo. Em 2002, a participação era de 4,4% e em 2016 baixou para 3,8%.

Já alguns municípios da região, que ostentavam participações maiores no PIB, tiveram avanços: São Carlos cresceu de 26,7% para 28,1% e Araraquara aumentou de 23,1% para 24,9%.

Vista do entroncamento da Avenida Paulo Roberto Scandar com a Rua Prudente de Morais, principais artérias comerciais da Cidade – Foto: Leandro Mira

Enquanto a indústria teve desempenho negativo, passando de 30,9% para 28,3%, o setor de serviços ascendeu sua participação, evoluindo de 56,1%  para 66,4% no valor adicionado.

O período que o campo trocou sua matriz produtiva da laranja para a cana resultou em uma queda na agropecuária, que de 13% passou para 5,4%.

Vale dizer que o PIB dos municípios é um projeto coordenado pelo IBGE e calculado, desde 1998, pela Fundação Seade. Por se tratar de uma iniciativa nacional, é possível comparar o PIB dos municípios paulistas com os demais Estados.

Compartilhe esta notícia: