Vai viajar no Carnaval? Transporte suas bagagens com segurança

Compartilhe esta notícia:

Malas, pacotes ou bolsas de mão devem ser identificadas por dentro e fora, com etiquetas com nome, endereço e telefone do proprietário.

Durante a folga do Carnaval, muita gente quer aproveitar para descansar ou curtir uma praia. Por conta disso, aumenta o número de passageiros nas rodoviárias e aeroportos e é preciso dar uma atenção especial à bagagem, não só na hora de prepará-la, mas também no momento do embarque e desembarque.

Para ajudar o consumidor, a Fundação Procon-SP, preparou algumas dicas. Confira:

No transporte rodoviário

Identifique a mala por dentro e por fora com o nome da cidade de origem e de destino e carregue na bagagem de mão os documentos pessoais e objetos de valor, como joias, celulares e computadores. Em caso de extravio da bagagem, registre a ocorrência na empresa e entre em contato com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

No transporte aéreo

Malas, sacolas, pacotes ou bolsas de mão devem ser identificadas, dentro e fora, com etiquetas que contenham seu nome, endereço completo e telefone. Após o check-in, a empresa aérea torna-se responsável pela sua bagagem e deve indenizá-lo em caso de extravio ou danos.

Tanto em viagens aéreas como terrestres

É recomendado identificar a mala por dentro e por fora com o nome da cidade de origem e de destino. Amarrar laços ou lenços ajuda a reconhecer a bagagem.

Não esqueça

É importante guardar o comprovante emitido pela companhia aérea ou empresa de ônibus. Excesso de bagagem pode ser cobrado. É preciso ver com antecedência o limite de peso ou volume determinado pelas empresas. Levar documentos e objetos de valor na bagagem de mão. Em caso de problema, procure a empresa responsável pelo transporte.

Do Portal do Governo

Compartilhe esta notícia: