Solidariedade impulsiona doações e Cruz Vermelha de São Paulo contabiliza 257 toneladas de itens entregues em 2018

Compartilhe esta notícia:

Além dos donativos, instituição estreitou laços com comunidades e realizou 182 mil atendimentos em diversas áreas de atuação como saúde, primeiros socorros e restabelecimento de laços familiares.

Roupas, sapatos, mantimentos e água: itens essenciais, mas que não são de fácil acesso para todas as pessoas. Em uma capital tão grande como São Paulo, as doações da Cruz Vermelha Brasileira – Filial de São Paulo são essenciais para garantir a dignidade de milhares de famílias. Motivada pela solidariedade da população e o apoio de parceiros, a instituição humanitária entregou 257 toneladas de doações para diversas comunidades da cidade e para vítimas de desastres.

Em 2018, a instituição apoiou mais de 115 comunidades com donativos de roupas, mantimentos, água, sapatos, produtos de higiene pessoal e de limpeza, brinquedos e acessórios. Do total de toneladas entregues, 234 foram essas comunidades assistidas mensalmente.

A instituição também prestou assistência às vítimas de desastres e emergências no estado. Foram entregues 21 toneladas de donativos para famílias acometidas por enchentes, incêndios e desabamentos. A maior atuação emergencial foi na ocasião do desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paiçandu. De maio a agosto foram entregues 7 toneladas de itens, beneficiando 1.141 pessoas, sendo a maior parte doada logo após a tragédia.

Para conseguir apoiar tantas famílias, a instituição conta com a solidariedade da população e de empresas parceiras. Em 2018, a Cruz Vermelha ganhou também uma lavanderia, ajudando na recuperação de peças que chegavam sujas e não podiam ser doadas.

“Ficamos contentes com o trabalho realizado no último ano. Pretendemos expandir nossas atividades e a quantidade de doações em 2019, para isso contamos com o engajamento da população para que continuem doando para nós o ano inteiro, pois nosso trabalho é ininterrupto”, afirma a Gerente de Projetos Sociais e Voluntariado, Aline Rosa.

O resultado de 2018 foi impulsionado pelo sucesso da Campanha Aqueça São Paulo, de arrecadação de agasalhos, que contabilizou 44 toneladas de itens, e pela solidariedade da sociedade com as vítimas do desabamento no Largo do Paiçandu. “No inverno as pessoas tendem a se sensibilizar e doar mais, assim como acontece após uma tragédia também. Queremos despertar esse espírito solidário para qualquer época do ano porque mesmo quando não acontece nenhuma emergência, existem pessoas passando fome nas comunidades”, explica Aline.

A Cruz Vermelha de São Paulo também intensificou os laços com as comunidades parceiras. Foram contabilizados 182 mil atendimentos nas diversas áreas de atuação da instituição humanitária, com destaque para o lançamento do Núcleo de Saúde Mental e Atendimento Psicossocial e da clínica social, que visa oferecer atendimento psicoterapêutico a um preço simbólico.

A filial paulista da Cruz Vermelha Brasileira também teve uma atuação importante junto aos venezuelanos que chegaram ao país. O Departamento de Restabelecimento de Laços Familiares (RLF) apoiou o Órgão Nacional da Cruz Vermelha Brasileira, que atuou em Roraima, oferecendo o serviço em São Paulo para migrantes que foram interiorizados.

Compartilhe esta notícia: