Sustentável: Ben & Jerry’s anuncia fim de canudos, colheres e copos plásticos

Compartilhe esta notícia:

Marca divulgou que deixará de usar resíduos plásticos nas 600 lojas da rede, em todo mundo.

A sorveteria americana Ben & Jerry’s é uma daquelas marcas do bem. Fundada em 1978, pelos amigos Ben e Jerry, já em 1985, ambos criaram uma fundação para doar 7,5% de todo o lucro anual da empresa para projetos sociais. Quatro anos depois, a companhia anunciava que o leite utilizado na fabricação de seus sorvetes não tinha hormônios.

Apesar de ter sido comprada pela multinacional Unilever, nos anos 2000, a Ben & Jerry’s manteve sua alma social e ambiental. Ao longo das últimas décadas, usa seus produtos para falar sobre mudanças climáticas, por exemplo. Suas embalagens são utilizadas como alerta contra a exploração de petróleo no Ártico e contra o presidente Donald Trump. Ou ainda em apoio às campanhas pela defesa da vida dos negros, dos direitos dos LGBT e do comércio justo.

O mais recente engajamento da sorveteria é pelo fim dos resíduos plásticos. Em comunicado à imprensa, a marca anunciou que irá deixar de usar colheres, canudos e copinhos feitos desse material, nas 600 lojas da rede, em todo mundo.

Atualmente a cadeia usa 2,5 milhões de canudos e 30 milhões de colheres plásticas, por ano. “A reciclagem não nos fará acabar com esse problema”, diz Jenna Evans, diretora global de sustentabilidade da marca. “Nós e o resto do mundo precisamos deixar de utilizar o plástico de uso único”.

O chamado plástico de uso único é aquele descartável, que se utiliza rapidamente e depois é descartado. “O plástico de uso único é uma ameaça de poluição diferente de tudo que já vimos antes”, afirma Paul Burns, diretor da marca. “Em todo mundo, ele está sufocando nosso meio ambiente e ameaçando a vida selvagem. A única solução é parar de usá-lo”.

Desde agosto do ano passado, os canudos só eram distribuídos nas lojas Ben & Jerry’s se o cliente solicitasse e na maioria delas, eles já eram feitos de outros materiais alternativos, biodegradáveis. Até abril próximo, as colheres plásticas serão substituídas pelas de madeira e até o final de 2020, os copos serão fabricados por outros materiais, que não o plástico.

Até este momento, os copinhos são feitos com papelão, de madeira certificada, mas envolvidos em uma película de polietileno, o que torna a reciclagem muito difícil.

“No curto prazo, eliminar canudos e colheres de plástico não vai salvar o mundo”, reconhece Evans. “Mas é um bom começo rumo à mudança de comportamento”.

O comprometimento da Ben & Jerry’s com a questão socioambiental não é de hoje. Em 2002, a empresa lançou programa para reduzir seu impacto ambiental através da compensação de carbono de suas fábricas em Vermont, nos Estados Unidos. Ela também tem a meta de utilizar somente energia limpa em suas plantas até 2020.

Fonte: Conexão Planeta

Compartilhe esta notícia: