Em tempo: estudantes não contemplados com o Prouni ainda podem ter bolsa

De acordo com o Ministério da Educação, houve 1,8 milhão de candidaturas considerando que cada participante pode escolher até dois perfis de vaga.

Terminou no último domingo (3) o prazo para concorrer às bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2019. Foram cerca de 243 mil oportunidades para a graduação em 1,2 mil instituições de ensino do país.

Devido ao fato da procura ser superior à quantidade disponibilizada, os estudantes precisam considerar todas as alternativas existentes para começar a graduação. Entre as oportunidades, estão as bolsas de estudo ofertadas pelo Educa Mais Brasil, que podem garantir até 70% de desconto para os contratantes do benefício.

Diferentemente do Prouni, não é necessário preencher critérios de renda per capita familiar ou ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para o primeiro semestre letivo de 2019, são ofertadas mais de 400 mil oportunidades em todo o país para o ensino superior e, o melhor, é que as bolsas incluem também cursos de pós-graduação.

Para contratar, é preciso apenas acessar o site do Educa Mais e inserir filtros como a localidade (município e estado) e o curso desejado. Há a possibilidade também de realizar a busca a partir das Instituições de Ensino parceiras do programa educacional. O interessado também pode escolher entre cursos presenciais ou da modalidade Educação a Distância.

O resultado da primeira chamada do Prouni 2019 será divulgado nesta quarta-feira, 6 de fevereiro. Já a segunda chamada está prevista para o dia 20 do respectivo mês. Caso as 116 mil bolsas integrais e 127 mil bolsas parciais ofertadas não sejam preenchidas, haverá a inscrição na lista de espera.

Confira o calendário:

Primeira chamada: 6 de fevereiro 

Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 6 a 14 de fevereiro.

Segunda chamada: 20 de fevereiro 

Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 20 a 27 de fevereiro.

Adesão à lista de espera: 7 e 8 de março 

Resultado da lista de espera: 11 de março 

Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 12 e 13 de março.