Ler para as crianças melhora o desempenho escolar

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A exposição à leitura propicia o desenvolvimento emocional e neurológico.

Um estudo realizado pela Universidade de Newscastle (Austrália) divulgado no final de 2018, com base na observação da dinâmica de 1.320 crianças e seus pais, na qual metade das famílias foi orientada a ler para os filhos e metade orientada a não ler, revelou que, depois de três anos, o grupo infantil da leitura tinha o vocabulário mais amplo e a compreensão de situações cotidianas mais apurada que o outro grupo.

Naturalmente, houve consequências no rendimento em sala de aula: no geral, as crianças do primeiro grupo tiveram avaliações e notas mais elevadas que as do segundo.

O resultado confirma o que havia sido revelado em outro estudo, de 2017, publicado no periódico Pediatric Academic Societies Meeting. Nele, a análise por 4 anos de 250 filhos para os quais as mães liam desde os 6 meses de vida, observou-se que o vocabulário e a compreensão da linguagem eram mais amplos que a média na entrada na escola.

Por meio da leitura desenvolve-se a empatia, aumenta o vocabulário, promove-se relaxamento, amplia o conhecimento e o pensamento, entre outros fatores.

Quando os pais praticam a leitura para os filhos, amplifica os benefícios e, de quebra, os laços familiares são fortalecidos. Os pequenos que são expostos com frequência aos livros antes dos cinco anos ficam à frente daqueles que não têm este estímulo.

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