Espinhas nas costas revelam desequilíbrios do organismo

Compartilhe esta notícia:

Sinais manifestam distúrbios e comprometem a qualidade de vida das pessoas.

Apesar de comuns, principalmente em jovens e em mulheres adultas com tendência, as espinhas nas costas normalmente surgem devido a algum desequilíbrio no organismo e afetam o dia-a-dia das pessoas acometidas pelo problema, que se sentem inseguras para usar determinados modelos de roupa ou, até mesmo, para frequentar uma praia ou piscina nos dias mais quentes.

Confira alguns dos fatores que propiciam o aparecimento das espinhas:

Hormônios sexuais: produzidos na puberdade, são um dos maiores responsáveis pelas alterações das características da pele, assim como pelo surgimento da acne. As lesões aparecem com mais frequência na face, mas também podem ocorrer nas costas, ombros e peito.

Situações de estresse: vilão da saúde física e mental, o estresse aumenta a produção de cortisol, que estimula os hormônios androgênios. Dessa forma, sua quantidade exagerada no organismo ativa ainda mais as glândulas sebáceas, causando erupções cutâneas.

Medicamentos: a formulação de alguns medicamentos também colabora com o surgimento de espinhas nas costas. Os corticoides, assim como as vitaminas do complexo B, por exemplo, estimulam a produção de sebo quando consumidos em doses elevadas.

Exposição exagerada ao sol: também conhecida como acne solar, seu surgimento está diretamente ligado às queimaduras provocadas pela radiação. O sol aumenta produção de sebo e diminui as células de defesa, piorando a situação.

De acordo com os dermatologistas, o tratamento é realizado com base na gravidade da lesão e em função de suas características individuais. Considerando isso, uma infinidade de produtos e medicamentos ajudam com a cicatrização das glândulas e folículos inflamados.

Sabonetes anti-acne: feitos à base de peróxido de benzoíla, ácido salicílico ou enxofre, ajudam a controlar o surgimento de espinhas.

Loções tônicas para limpeza de pele: devem ser usadas diariamente para diminuir a oleosidade.

Cremes e pomadas: à base de peróxido de benzoíla, ácido salicílico, retinóico, adapaleno ou isotretinoína tratam a maior parte dos casos de acne.

Antibióticos: para casos mais graves e resistentes às opções anteriores, desde que prescrito pelo dermatologista.

Além das opções citadas, outros procedimentos como limpeza de pele, peelings químicos, terapia de luz ou laser colaboram com o tratamento.

Tratamentos caseiros

Hidratação: a água é um dos melhores aliados contra o surgimento de acnes. Por isso, beba pelo menos 1,5 litros diariamente, procedimento que garante uma pele bastante hidratada.

Alimentação: para um bom controle das glândulas sebáceas, evite alimentos ricos em açúcar e gordura, assim como produtos industrializados. Fique longe de enlatados, embutidos e bebidas com gás e álcool.

Esfoliação: misture 3 colheres de bicarbonato de sódio em um pouco de água. Aplique na região afetada pelas espinhas. Finalize esfregando as costas com movimentos circulares para a desobstrução dos poros.

Contudo, para ter uma pele saudável precisamos melhorar hábitos que prejudicam nosso sistema imunológico. Dessa maneira, cuidar da alimentação, assim como garantir uma boa hidratação e limpeza é o mínimo necessário para a retirada do excesso de impurezas e células mortas. A disciplina é o elemento mais importante para lidar com as espinhas de um modo geral.

Compartilhe esta notícia: