Conservação: BNDES investe R$ 25 milhões em preservação de acervo histórico

Compartilhe esta notícia:

Instituições culturais públicas podem apresentar projetos para concorrer aos recursos.

A preservação dos acervos memoriais do País será reforçada com o investimento de R$ 25 milhões. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai destinar o montante para projetos de instituições culturais públicas voltados à segurança de edificações históricas. O edital da chamada pública já está disponível.

Os recursos serão deduzidos por meio da Lei Rouanet. A documentação exigida pelo concurso deve ser digitalizada e enviada em um só arquivo pela internet ou pelos Correios (confira as normas para envio). O prazo para concorrer vai até 28 de fevereiro.

Ações devem incluir medidas para segurança das edificações – Foto: Arquivo/Ministério da Cidadania

Os projetos selecionados devem abranger ações de detecção, prevenção e combate a incêndio e pânico. Também deverão cuidar das instalações elétricas e do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas em edificações históricas que guardem acervos memoriais brasileiros, como museus, arquivos e bibliotecas.

O patrimônio histórico guarda informações importantes de diversas áreas de conhecimento científico, essenciais ao desenvolvimento do País. As obras e as ações previstas nos projetos devem ser concluídas em até três anos.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Cidadania e BNDES

 

Compartilhe esta notícia: