Resíduos: Nova York proíbe uso e venda de embalagens de isopor

Compartilhe esta notícia:

Pratos e copos do material também estão proibidos. A recomendação é que os produtos de isopor sejam substituídos por similares reutilizáveis ou recicláveis.

Desde o dia 1º de janeiro, os moradores e os estabelecimentos comerciais de Nova York estão proibidos de vender e utilizar pratos, copos e embalagens produzidos com o poliestireno expandido ou EPS (na sigla em inglês), popularmente conhecido como isopor: um material proveniente do petróleo e que tem um enorme impacto no meio ambiente.

De acordo com o Departamento Sanitário de Nova York, responsável pela implementação da nova lei, a reciclagem desses produtos não é economicamente viável e ambientalmente eficiente e por isso, eles estão sendo banidos.

Foto: Reprodução

Fica proibido também o uso do isopor como protetor de embalagem, aqueles grãos/bolinhas utilizados dentro de caixas para evitar a quebra de itens enviados pelo correio ou em mudanças.

A prefeitura dará seis meses para que empresas e comerciantes se adequem à nova legislação, mas após este período multas começarão a ser dadas. Os valores variam entre US$ 250 e US$ 1 mil.

Todas estas iniciativas fazem parte do plano da cidade em se tornar Lixo Zero até 2020, ou seja, que nenhum resíduo seja encaminhado para aterros sanitários ou usinas de queima de lixo.

Estima-se que aproximadamente 25 bilhões de copos de poliestireno sejam jogados no lixo por ano nos Estados Unidos. Infelizmente, grande parte deles acaba em aterros ou nos oceanos, onde animais ficam presos no isopor ou o ingerem, muitos deles, morrendo.

Compartilhe esta notícia: