Caravela-portuguesa aparece no litoral de SP e assusta turistas

Compartilhe esta notícia:

Biólogos advertem que veneno da caravela é parecido com o da aranha ‘viúva negra’.

Uma caravela-portuguesa nas cores azul e roxo amedrontou banhistas em uma das praias mais movimentadas de Praia Grande, no litoral de São Paulo, no último domingo (16).

Apesar de a colônia marinha poder aparecer nas águas da costa paulista, a presença à beira mar é considerada rara. Biólogos alertam para manter distância, já que as caravelas portuguesas são venenosas.

A caravela-portuguesa (Physaliaphysalis) ou barco-de-guerra-português vive nas águas de todas as regiões tropicais dos oceanos. Ela possui cor azul ou ainda rosa e roxa, dependendo de diversos fatores ambientais, além de tentáculos cheios de células urticantes. Apesar de parecer um animal é, na realidade, uma colônia composta por muitos animais inter-relacionados (pólipos).

O corpo desse animal é uma bexiga cheia de gás, que fica acima da água e se assemelha a um navio de guerra antigo, movido a vela. Segundo especialistas, a colônia tem tentáculos compridos, de até 20 metros, que têm células venenosas.Essas células urticantes estão recheadas de filamentos que libertam as toxinas da caravela-portuguesa, quando em contacto com a pele, por exemplo. Para os humanos, o contato com os tentáculos desse animal é doloroso, mas raramente fatal.

O veneno da caravela-portuguesa é, de certa forma, parecido ao da aranha viúva-negra, que provoca dores muito fortes, queimaduras que podem ser até de terceiro grau, e em casos mais extremos, reações alérgicas graves acompanhadas de arritmias, náuseas e necrose do tecido. As queimaduras provocadas pelo contato com os tentáculos provocam cicatrizes, em certos casos, permanentes.

Compartilhe esta notícia: