PIB apresenta sétimo resultado positivo após oito quedas consecutivas

Compartilhe esta notícia:

Avanço de 0,8% da atividade entre julho e setembro já estava dentro do esperado pelo mercado.

No último dia 30 de novembro, o IBGE divulgou que o crescimento do PIB foi de 0,8% no terceiro trimestre deste ano em relação aos três meses anteriores. Foi o sétimo resultado positivo após oito quedas consecutivas nesta base de comparação.

O desempenho apresentado na economia brasileira gerou pouco impacto nas projeções para a taxa de crescimento do país em 2018 e 2019, o que reforça a tendência de um pequeno crescimento daqui para frente. Além disso, a alta é a maior para um trimestre desde o primeiro quarto de 2017.

Esse resultado foi influenciado, principalmente, pelos serviços, que cresceu 0,5%. O setor da indústria teve uma alta de 0,4% no terceiro trimestre. Já a agropecuária teve alta de 0,7%, porém, o segmento tem peso menor na composição das contas nacionais. Os investimentos também influenciaram o desempenho do trimestre, com alta de 6,6%.

A notícia trouxe otimismo aos economistas que acreditam na recuperação da confiança do consumidor e dos empresários e, consequentemente, na melhora do mercado de trabalho, ainda que de forma sutil.

Neste último trimestre será observado o consumo das famílias. Se ele acelerar, o PIB pode crescer mais, já que o ambiente econômico melhorou. Contudo, é preciso avaliar se o movimento no consumo não será apenas passageiro.

Compartilhe esta notícia: