Presidente do Fundo Social de Solidariedade é a entrevistada da semana de O Defensor

Compartilhe esta notícia:

Patrícia Graciela Mársico Gibertoni é advogada, formada pela Universidade de Ribeirão Preto – Unaerp, com pós graduação em Direito Administrativo pela Universidade Mackenzie e especialização em Direito Eleitoral pela ESA – Escola Superior de Advocacia. Foi assessora parlamentar da liderança do PDT, na Assembleia Legislativa, junto ao Deputado Geraldo Vinholi e Assessora Jurídica da Câmara Municipal de Taquaritinga, na gestão de Luisinho Bassoli, na presidência da Casa. “Desde o início do governo, decidimos construir pontes com as diversas lideranças políticas municipais, estaduais e federais, por isso adotamos o lema Todos Por Uma Cidade Melhor”, explicou Patrícia. A secretária falou, sem rodeios, sobre as conquistas e, também, sobre as dificuldades encontradas nesses quase dois anos de mandato.

O Defensor: Como conciliar a condição de filha do prefeito com os cargos de secretária Municipal de Gestão e presidente do Fundo Social de Solidariedade?

Patrícia: Confesso que é um desafio, profissional e emocional. Sei que muitas pessoas podem achar que fui nomeada para ocupar o cargo de Secretária de Gestão por ser filha do prefeito. Mas há de se ter o discernimento de que, antes de ser filha do prefeito, sou uma profissional formada e pós-graduada, com experiência na área pública e política. Meu pai é prefeito há somente dois anos e minha formação e qualificação são muito anteriores à ocupação dele no Executivo Municipal. Tenho formação jurídica condizente com a Secretaria que ocupo e qualificações que dão sustentação à minha nomeação. Ademais, não faria nada que contrariasse a lei. Estou com a consciência em paz.

O Defensor: Quais têm sido os maiores desafios e os principais avanços à frente da secretaria de Gestão?

Patrícia: Enquanto Secretária de Gestão, vivo o dia a dia da prefeitura, presto todo o apoio para o funcionamento regular da Administração Pública. Acompanho as atividades do executivo e procuro fazer todo o possível para ajudar a gestão Vanderlei/Luiz Fernando, com dedicação, profissionalismo e responsabilidade. Dentro da Prefeitura, a relação de Prefeito e Secretária de Gestão é muito profissional, sem protecionismo ou qualquer conduta que prejudique o trabalho da Administração ou macule a prestação de serviços da Secretaria Municipal de Gestão. É certo, também que, se algum dia eu não estiver correspondendo às expectativas da administração, poderei deixar o quadro de Secretários, independente do meu laço consanguíneo com o chefe do executivo. Mas eu tenho certeza de que estamos fazendo um bom trabalho. É só olhar para a cidade e ver todas as melhorias realizadas. Claro que não é possível atender a todas as necessidades do município de uma só vez e sabemos que há muita coisa a se fazer, mas, aos poucos, com trabalho e determinação, estamos colocando a cidade em ordem.

O Defensor: O que é e quais as atribuições do Fundo Social de Solidariedade?

Patrícia: O Fundo Social de Solidariedade é um órgão da Administração vinculado ao gabinete do Prefeito e presidido pela Primeira Dama. Não me intitulo como primeira dama e sim como Presidente do Fundo Social de Solidariedade, já que o título de primeira dama é inerente à condição de esposa do prefeito, que não é meu caso. Como filha mais velha entre 7 irmãos, assumi a presidência do Fundo Social e agradeço imensamente ao Prefeito Vanderlei e ao Vice-Prefeito Luiz Fernando pela oportunidade que me deram, para desempenhar um trabalho tão prazeroso. Minha função é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida da população, por meio de campanhas, parcerias e eventos. Nestes quase dois anos de mandato, tivemos várias ações como a Campanha do Agasalho, inclusive para ajudar os animais do Horto, cursos de qualificação, assistência e cuidados com a Melhor Idade. Fizemos uma parceria com a Usina Raízen e formamos 40 alunos em cursos de interesse da usina e da população local. Entre 2017 e 2018, em parceria com o Fundo Social do Estado de São Paulo (FUSSESP), oferecemos cursos profissionalizantes, como “depilação e designer de sobrancelha”, com aproximadamente 20 pessoas qualificadas e estamos realizando a Escola da Construção Civil, cuja meta é formar 40 pedreiros profissionais. Já em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, conduzida com maestria pelo Secretário Roberto Sábio, realizamos diversos cursos como Cabeleireiro (corte e escovação), Assistente Administrativo, Logística, Operador de Supermercado e Representante Comercial, todos do SENAC, e pintura em tela. No total, mais de 200 pessoas foram qualificadas nestes dois anos de gestão e estão aptas a conquistarem um lugar no mercado de trabalho. É muito gratificante e me sinto muito feliz em desempenhar essa função.

O Defensor: Quais são os principais projetos do Fundo Social de Solidariedade para 2019?

Patrícia: Estamos em transição no Governo do Estado e aguardando qual será a nova postura do FUSSESP, porém, já temos convênio, firmado em 2018, para a implantação da Escola da Moda em Taquaritinga, curso que será realizado em 2019. Daremos continuidade à Escola da Construção Civil e realizaremos o Spa Facial, aperfeiçoamento das alunas que concluíram o curso de Depilação e Designer de Sobrancelha. Certamente outros convênios virão e, sem dúvida, trabalharemos com dedicação para trazê-los à nossa cidade.

Compartilhe esta notícia: