Bate-papo: Secretária da Educação é a entrevista da semana de O Defensor

Compartilhe esta notícia:

Importante liderança feminina na cidade foi vereadora, candidata a prefeita em 2012, Dirigente Regional de Ensino e diretora da Escola Estadual até assumir a secretaria Municipal de Educação na atual gestão.

A entrevistada desta edição do O Defensor é a secretária Municipal de Educação, Neide Ramos Salvagni. A professora é uma importante liderança feminina na cidade foi vereadora, candidata a prefeita em 2012, Dirigente Regional de Ensino e diretora da Escola Estadual Aníbal do Prado e Silva (quando, em sua gestão, atingiu o mais alto nível no Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo – IDESP), até assumir a secretaria Municipal de Educação na atual gestão. Além da Educação e da política, tem paixão pela arte, em especial a música, cantora amadora, afinadíssima, já se apresentou, com a filha, Ana Salvagni, no renomado programa Sr. Brasil, da TV Cultura, quando recebeu elogios do apresentador Rolando Boldrin. “Educação e arte caminham juntas”, afirma a secretária. Com a cordialidade que lhe é peculiar, respondeu às perguntas sem rodeios, de forma direta e precisa.

O Defensor – A rede municipal de Ensino de Taquaritinga apresenta certas disparidades, com escolas de excelente nível, como a Amando de Castro Lima, e outras que enfrentam dificuldades, como a Mineo Rossi. Como pretende equacionar essas distorções?

Neide Salvagni – Há que se considerar alguns fatores que, em sua somatória, contribuem para uma escola obtenha melhores resultados que outras. É evidente que todas as equipes escolares se empenhem para que seus alunos aprendam. Há comunidades mais colaboradoras, famílias mais presentes na vida escolar de seus filhos e tudo isso faz a diferença. São fundamentais no progresso e no sucesso da escola.

O Defensor – Com relação ao ensino infantil, como pretende equacionar a demanda por vagas em creche? Há previsão de novas unidades na cidade?

Neide Salvagni – A Educação Infantil enfrenta um grande problema que, a exemplo de outros tantos municípios, aqui também nos deparamos com um significativo número de falta de vagas em nossas creches. Para minimizar o problema o nosso prefeito Vanderlei Mársico tem se empenhado muito para equacionar essa questão. Temos duas creches cujas obras encontram-se paralisadas por problemas com as empreiteiras. Se conseguirmos retomar e concluir essas obras, solucionaremos o problema da falta de vagas de vagas em nossas creches. Enquanto isso não acontece o prefeito nos apresentou algumas alternativas que estamos analisando, entre elas a desocupação do prédio onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Educação.

 O Defensor – Qual a sua avaliação destes primeiros dois anos à frente da secretaria de Educação?

Neide Salvagni – O primeiro ano foi mais complicado, dadas as condições físicas dos prédios escolares e a necessidade de realizarmos, apressadamente, um processo seletivo para professores para garantirmos o início das aulas. Em seguida, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pela administração municipal, nosso prefeito adquiriu um dos melhores materiais apostilados da Editora Positivo, o que contribuiu, significativamente, para a excelência da aprendizagem das nossas crianças. Sempre com o apoio e a incondicional dedicação da nossa laboriosa e competente equipe da secretaria de Educação.

O Defensor – Quais os principais desafios para 2019?

Neide Salvagni – São muitos os desafios. Temos urgentemente que realizar o concurso para professores, suprir a falta de funcionários nas creches e escolas, dar continuidade às reformas e manutenção dos prédios escolares, solucionar a preocupante questão da falta de vagas nas creches, entre outros. Todavia, temos também que reconhecer que muitas melhorias já foram realizadas por essa administração que, incansavelmente, trabalha para oferecer às nossas crianças as melhores condições possíveis para o sucesso da Educação.

Compartilhe esta notícia: