Banco do Brasil, Bradesco e Santander lideram índice de reclamações

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Banco Central relaciona as instituições que mais receberam queixas em relação ao número de clientes.

Na última segunda-feira (15), o Banco Central (BC) divulga o Ranking de Instituições por Índice de Reclamações. Banco do Brasil, Bradesco e Santander lideram as estatísticas.

A relação contempla bancos com mais de 4 milhões de clientes. Pela metodologia do BC, o índice é calculado com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número total de clientes do banco e multiplicado um milhão.

O Banco do Brasil aparece no topo. 1.590 reclamações foram consideradas procedentes no segundo trimestre, numa base total de aproximadamente 63 milhões de clientes.

Em segundo lugar está o Bradesco, com marco de 2.151 reclamações procedentes e 95,3 milhões clientes.

O banco Santander aparece na terceira posição, tendo como resultado 933 reclamações procedentes numa base de 42,2 milhões de clientes.

Na sequência do índice, ainda considerando os bancos e as financeiras com mais de 4 milhões de clientes, aparecem também Caixa Econômica Federal, Itaú, Banrisul, Votorantim, Pernambucanas, Banco CSF, Midway e Banco do Nordeste.

Como defesa, os bancos alegam que utilizam as manifestações dos clientes e usuários para melhora contínua do atendimento, produtos e serviços, e que o foco é reduzir os índices de reclamações.

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