Vacinação em farmácias já é permitida em todo País

Compartilhe esta notícia:

Estabelecimentos podem escolher ofertar ou não o serviço.

Devido ao alerta sobre os riscos de retorno de algumas doenças, as farmácias e drogarias passarão a integrar a rede de locais para vacinação.

O projeto foi uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, o Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP) e a Associação Brasileira Redes Farmácias Drogaria (Abrafarma), cujo propósito é oferecer mais uma opção de atendimento e ampliação às vacinas.

O Ministério da Saúde aprovou e será o responsável por coordenar o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), liberando o licenciamento sanitário dos serviços de vacinação nesses estabelecimentos.

A novidade, divulgada no início deste mês, já é permitida em todo o Brasil.

As farmácias e drogarias interessadas terão que se inscrever para buscar o licenciamento.

No ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a resolução que permite que qualquer estabelecimento de saúde realize vacinações. Contudo, as regras para que um estabelecimento possa aplicar vacinas é rigorosa. Deverá haver um responsável técnico e a contratação de profissionais habilitados para aplicar as doses de imunização.

Além disso, as instalações precisam ser adequadas e seguir parâmetros estabelecidos nas normas do setor, como ambiente refrigerado para armazenamento e cuidados no transporte dos materiais para não prejudicar a qualidade.

A Anvisa afirma ainda que deve haver uma identificação clara dos locais que oferecem a vacinação, seguindo os requisitos de qualidade e segurança exigidos.

Compartilhe esta notícia: