Nossa Palavra: O futuro de Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

Deveras oportuna e importante a entrevista na segunda-feira (10) da rádio Planeta Verde FM com o ex-prefeito Paulo Delgado, num momento em que seu nome é novamente ligado ao futuro de Taquaritinga nos bastidores da política municipal.  Serviu pelo menos para deixar em aberto, fora os arroubos de praxe da política de marketing de Delgado, a possibilidade quaseprovável dele voltar a ser candidato ao Paço José Romanelli no pleito de 2020. Na semana passada, alguns correligionários já se mobilizavam pela cidade em busca desse resgate.

Enquanto Gabriel Rodrigues e Cláudio Bedran se revezavam nas perguntas, Paulo Delgado procurava desvencilhar seu nome do prefeito atual, Vanderlei Mársico, a quem emprestou sua equipe de colaboradores. O ex-prefeito chegou a dizer que nunca foi consultado sobre as decisões da administração Mársico/Coelho da Rocha e foi catedrático a dizer que no momento atual não compraria o prédio da antiga Stéfani S/A para abrigar os departamentos municipais, embora tenha convicção de que é importante aglutinar as repartições num mesmo prédio.

A fala de Delgado, todavia, principalmente quando ele insinua que a política é dinâmica e não poderia negar uma futura candidatura dele se “as condições forem favoráveis” (ele se refere a uma eventual vitória do deputado licenciado Rodrigo Garcia, candidato a vice-governador de SP na chapa de João Doria, pelo PSDB, e de Geninho Zuliani, de Olímpia, seu amigo pessoal, que postula uma vaga na Câmara Federal) coloca mais água na fervura da caldeira política da cidade. Em Taquaritinga, que respira política o ano inteiro, já não se fala em outra coisa.

Espertamente, o ex-prefeito, no entanto, busca um consenso em torno de seu nome antes de lançar-se candidato ao cargo que já ocupou por duas vezes em passado não muito distante e prega a união das forças vivas no município. Delgado, contudo, deve tomar cuidado para a estratégia não der xabu, como aconteceu com o ex-presidente Jânio Quadros, que renunciou com a intenção de que o povo o reconduzisse nos braços ao Palácio, fato que nem de longe ocorreu, provocando então a maior crise política-institucional que o país já vivenciara.

Delgado não dá sinais, porém, de que poderia ser apoiado em retribuição pelo próprio atual chefe do Executivo, mas deixa claro que a maioria dos problemas que Mársico enfrenta não é culpa dele especificamente e sim da conjuntura nacional. O ex-prefeito, oportunamente, exime o prefeito de agora de maior responsabilidade, mas não desmente seu desejo de voltar a se sentar na principal poltrona do Paço Municipal. Entretanto, como o próprio Paulo disse, a política é dinâmica e muita água ainda vai passar debaixo dessa ponte político-partidária.

Como este jornal O Defensor vem fazendo, com seu semanal bate-papo com lideranças do município sobre problemas da cidade, também é imprescindível que as emissoras de rádio ouçam os formadores de opinião de Taquaritinga e região. Cada vez mais, seguindo uma tendência mundial na imprensa, é importante ouvir o que as pessoas têm a dizer em suas respectivas áreas de atuação, independente de seus posicionamentos ideológicos. Sempre na vanguarda do jornalismo, este O Defensor mais uma vez saiu na frente de todos os outros.

Compartilhe esta notícia: