Taquaritinga pode ser considerada ‘capital estadual da goiaba’

Compartilhe esta notícia:

Projeto já tramita na Assembleia Legislativa de São Paulo.

A deputada Beth Sahão (PT) acaba de entrar com projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo declarando o município de Taquaritinga “Capital Estadual da Goiaba”. Como o Estado de São Paulo, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), estuda conceder a Taquaritinga o título de “Terra da Goiaba”, a sua estrutura contempla atualmente as culturas da cana-de-açúcar, da goiaba, da manga e do limão.

Falando sobre o projeto, Sahão salienta que o Estado de São Paulo produz 80 mil toneladas de goiaba, quase toda produção do país. A região de Jaboticabal, onde Taquaritinga está localizada, possui 405 mil pés de goiaba e o Valor da Produção alcançou R$ 14.262.135,00 em 2016, segundo o IEA (Instituto de Economia Agrícola).

Considerado a capital nacional da goiaba, Taquaritinga produz anualmente cerca de 15 mil toneladas da fruta para a indústria. O estado de São Paulo produz 80 mil toneladas de goiaba, quase toda produção do país.

Veja a justificativa – O município de Taquaritinga encontra-se na mesorregião de Ribeirão Preto e na região central do Estado de São Paulo. O clima é tropical de altitude com inverno moderado e seco, e verão, quente e chuvoso. Temperatura média anual de 24 graus centígrados e precipitação pluviométrica de 1.600 mm. Taquaritinga não tem grandes áreas rurai9s produtivas. A sua estrutura contempla apenas pequenas propriedades agrícolas, que vivem exclusivamente da agricultura familiar, com exceção das áreas com cana-de-açúcar.

O planejamento agrícola (lavoura e pecuária) está em estreita dependência dependência do clima no decurso anual, regendo os períodos de cultivo das plantas. O calendário agrícola, geralmente, tem início em setembro, com o começo do umedecimento do solo, aproveitado para o semeio. Conforme o ciclo vegetativo de cada tipo de planta (soja, feijão, arroz, milho, etc), estabelece-se o calendário agrícola municipal…

Com a decadência da cafeicultura no Estado de São Paulo na década de 1950, o plantio de algodão avançou na região de Taquaritinga. Depois disso, veio a época das roças de tomate, vendido para indústrias como Cica, Etti e Peixe. Nesta fase, Taquaritinga ficou conhecida como a “Capital Mundial do Tomate”. A mudança das fábricas para a região Centro-Oeste do país mudou drasticamente esse panorama.

O auge da laranja ocorreu nos anos 1980, com as fortes geadas nos pomares da Flórida (EUA), que puxavam os preços do suco e valorizando o produto dos citricultores locais. Atualmente, destacam-se as culturas da cana-de-açúcar, da goiaba, da manga e do limão.

Compartilhe esta notícia: