Taquaritinga participa do Dia da Luta Antimanicomial

Compartilhe esta notícia:

No dia 18 de maio, comemora-se o dia da Luta Antimanicomial, movimento que teve início no Encontro Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, em 1987, na cidade de Bauru/SP, com o lema “por uma sociedade sem manicômios”.

O encontro denunciava os abusos e violação de direitos humanos sofridos pelos usuários da saúde mental dentro dos manicômios e pedia o fim desse tipo de tratamento e a instalação de serviços alternativos.

Esse movimento teve como objetivo lembrar que, como todo cidadão, as pessoas com problemas de saúde mental têm o direito fundamental à liberdade e, também, de receber cuidado e tratamento, sem que tenham que abrir mão de seu lugar na sociedade.

Para comemorar essa importante data, a secretaria Municipal de Saúde, juntamente com os profissionais do “CAPS II adulto”, participarão da “II Olimpíada de Saúde Mental”, que ocorrerá em Araraquara, quando 40 pacientes do CAPS representarão o município de Taquaritinga em diversas atividades.

O tema da luta antimanicomial surgiu com o psiquiatra italiano Franco Basaglia, nos anos 1960, quando dirigiu o Hospital Psiquiátrico de Gorizia e testemunhou os abusos no tratamento dos enfermos.

No Brasil, entre os anos 1960 e 70, milhares de pacientes foram internados à força, sem diagnóstico de doença mental, no hospício de Barbacena/MG, onde foram torturados e violentados – um genocídio com 60 mil mortos. A história foi relatada no livro “Holocausto Brasileiro”, da escritora e jornalista Daniela Arbex, lançado em 2013.

“A Luta Antimanicomial é uma luta a favor da humanização do tratamento aos usuários dos serviços de saúde mental”, disse a psicóloga Eleonora Pagliuso Gerbasi, coordenadora de Saúde Mental da secretaria Municipal da Saúde.

Compartilhe esta notícia: