Secretaria de Saúde realiza campanha de intensificação de casos de tuberculose

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria de Saúde, em parceira com a prefeitura de Taquaritinga, realiza durante este mês de março, a primeira fase da campanha de intensificação da busca ativa de casos de tuberculose em Taquaritinga. A ação se dá em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, no dia 24 de março.

Nesta campanha, todas as UBS – Unidades Básicas de Saúde – do Município estarão com material informativo com o objetivo de promover ações educativas em grupos e em salas de espera, com esclarecimentos ao público sobre a doença e a possibilidade de detecção de sintomáticos respiratórios, ou seja, pessoas com tosse há três semanas ou mais.

Essas pessoas vão ser orientadas à coleta imediata do exame de escarro, pois é importante realizar o diagnóstico de forma precoce não só pela pronta recuperação do paciente, mas para que também se interrompa a disseminação do bacilo para outras pessoas, pois a tuberculose é uma doença de transmissão respiratória.

A campanha também promove até o dia 19 de março (segunda-feira) a primeira fase da intensificação de busca ativa de casos de tuberculose no sistema prisional. Serão coletados exames de escarro em prisioneiros que apresentam tosse há duas semanas ou mais.

Compartilhe esta notícia: