Secretário Estadual anuncia inclusão de Taquaritinga no Programa Vila Dignidade

Compartilhe esta notícia:

Objetivo é promover moradia digna para idosos de baixa renda

O secretário estadual Floriano Pesaro, deputado federal licenciado, anunciou neste sábado (17), a inclusão de Taquaritinga no Programa Vila Dignidade, desenvolvido pelo Governo do Estado para promover moradia digna e apoio social a idosos de baixa renda. Na oportunidade, o secretário estava acompanhado do deputado estadual Marco Vinholi, na presença do prefeito Vanderlei Mársico e vários secretários municipais.

De acordo com o projeto a ser elaborado, o condomínio terá 14 casas projetadas a partir de conceitos do Desenho Universal, que permite facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente. Os imóveis terão sala conjugada à cozinha, um dormitório, banheiro, área de serviço e uma pequena área externa nos fundos que pode ser utilizada como jardim ou horta.

Os recursos de acessibilidade também serão instalados nas áreas comuns para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso. O conjunto contará com projeto paisagístico diferenciado para proporcionar um ambiente agradável e, ainda, com salão para atividades diversas, como festas, reuniões e cursos.

Vila Dignidade – O Programa Vila Dignidade oferece moradia digna e apoio social aos idosos de baixa renda. São pequenas vilas, projetadas com base nos conceitos do Desenho Universal, com casas e infraestrutura urbana adaptadas às necessidades deste segmento da população.

Os beneficiados são indicados pelas prefeituras e precisam ter 60 anos ou mais, ser só ou não possuir vínculos familiares sólidos, ser independente para a realização das tarefas diárias, ter renda mensal de até dois salários mínimos e morar pelo menos há dois anos no município.

Além das moradias, os idosos têm assistência social e atividades socioculturais e de lazer, numa ação conjunta das secretarias da Habitação, de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), de Economia e Planejamento, da Cultura, da CDHU e do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), em parceria com a prefeitura.

 

Compartilhe esta notícia: