Vermifugação dos pets

Compartilhe esta notícia:

A primeira dose de vermífugo deve ser dada ao seu cachorro ou gato por volta dos 30 dias de vida

Ter um pet em casa implica em muitas responsabilidades e cuidados. Avermifugação é um deles. Quando realizada de forma correta, além de proteger o animalzinho, atua também na prevenção da transmissão de infecções de origem parasitária para o resto da família, pois alguns parasitas intestinais de cães e gatos carregam um risco zoonótico, ou seja, podem ser transmitidos para você e sua família.

A primeira dose de vermífugo deve ser dada ao seu cachorro ou gato por volta dos 30 dias de vida, repetindo a dose 15 dias depois. No caso de filhotes e gatos, vermífugos em pasta facilitam a administração. A dose deve ser repetida de 2 a 3 vezes por ano, ou de acordo com a orientação do Médico Veterinário.

Para que o tratamento tenha sucesso é importante que ele seja feito em todos os animais que tenham contato com o filhote (outros filhotes e até animais adultos) para que eles não sejam uma fonte de reinfecção. Animais adultos também devem ser regularmente tratados.

Publicidade:

Além da vermifugação, um controle antipulgas e carrapatos também é extremamente importante, pois esses ectoparasitas também podem transmitir doenças para os pets.

Alguns dos danos causados,no caso de uma doença, são: perda de peso, menor aproveitamento dos nutrientes, vômitos e diarreias, aumento e dor abdominal. Vale lembrar que muitas vezes o animal pode não apresentar nenhum sintoma, e mesmo assim, portar parasitas em seu intestino.

A visita periódica ao Médico Veterinário, acompanhada por um exame de fezes, se faz fundamental. Se o exame apresentar alguma alteração, o veterinário estará apto a indicar o vermífugo adequado para o seu pet.

Compartilhe esta notícia: