segunda-feira, 25 maio, 2026

spot_img

TOP 5 DESTA SEMANA

Notícias Relacionadas

Represa da Colombo: Vereadora aciona CETESB após abertura das comportas na represa do Parque ‘Ernesto Salvagni’

Pedido de inspeção urgente visa apurar causas, impactos e garantir medidas corretivas em Taquaritinga

Um grave episódio ambiental mobilizou o Legislativo de Taquaritinga no último fim de semana. Após o vazamento de milhões de litros de água da represa localizada no Parque Municipal “Ernesto Salvagni” — área conhecida como represa da antiga empresa Colombo — a vereadora Mirian Ponzio protocolou, no dia 14 de julho de 2025, o ofício nº 512/2025 solicitando ação imediata da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

A denúncia aponta que, na tarde do último domingo, moradores perceberam um escoamento anormal no local. Além da significativa perda de volume hídrico, foi detectado um forte odor de esgoto e o surgimento de peixes mortos, levantando suspeitas de possível contaminação. Por isso, a vereadora solicitou inspeção emergencial junto à agência regional da CETESB em Jaboticabal, com atenção especial ao impacto ambiental e à potencial mortandade da fauna aquática.

“Diante da gravidade da situação e do risco ambiental, é imprescindível o posicionamento técnico da CETESB”, escreveu a parlamentar no ofício. Ainda segundo o documento, a expectativa é de que o órgão realize uma vistoria técnica detalhada, com a coleta de amostras, laudos de análise da água e encaminhamento das medidas cabíveis.

O parque, que passou recentemente por revitalizações promovidas pela administração municipal, tornou-se um dos principais espaços de lazer e convívio da população taquaritinguense. Contudo, o incidente compromete não apenas sua infraestrutura, como também ameaça à segurança ambiental e sanitária do entorno.

Por causa dos indícios apontados, Mirian Ponzio reforça o compromisso do Legislativo com a fiscalização ambiental e o bem-estar coletivo. “Estamos atentos às ocorrências e atuaremos com firmeza para evitar que situações como essa se repitam. O meio ambiente é responsabilidade de todos”, destacou em nota.

A vereadora também se colocou à disposição da CETESB para eventuais esclarecimentos e acompanhamento técnico. O ofício foi encaminhado ao gerente regional Amauri da Silva Moreira, responsável pela coordenação das ações da companhia na região de Jaboticabal.