22 de novembro de 2024
GeralNossa Palavra

Nossa Palavra – Abril e maio, meses de grande movimentação no comércio

O comerciante já deve ter percebido que algumas datas comemorativas são grandes oportunidades de fazer seu consumo crescer. Isso porque elas ajudam a impulsionar as vendas e ainda tornam a relação com os clientes mais próxima.

Dessa forma, para fazer valer as oportunidades desses momentos, ações de marketing como promoções, descontos e kits especiais instigam os consumidores trazendo mais visibilidade ao seu negócio.

Quer uma oportunidade melhor para alcançar bons resultados nas vendas do que as datas comemorativas? Nesses períodos as pessoas estão mais dispostas a comprar, e o clima de celebração influencia na hora de gastar um dinheirinho para presentear aquela pessoa especial.

Assim, avalie dentro da sua proposta de negócio, quais são as celebrações mais compatíveis e prepare suas ações de forma antecipada. Realize um apanhado de ideias e estude a viabilidade de cada uma. Por exemplo, pense no que será preciso mudar em layout, o que criará nas redes sociais e quanto investirá em anúncios.

Essa organização auxilia na execução e também na avaliação posterior. Afinal, se os resultados forem insatisfatórios, suas estratégias nessas áreas deverão ser repensadas. Por isso, faça o controle minucioso do tempo e valores gastos.

Seguindo uma ordem cronológica, as principais datas comemorativas para você marcar no calendário e organizar ações nos meses de abril e maio são:

Para os cristãos, a Páscoa é associada à ressurreição de Jesus Cristo, já os judeus celebram a libertação do povo hebreu que vivia como escravo no Egito. Popularmente, a Páscoa movimenta a oferta de chocolates, mas aparelhos de tecnologia, jogos, perfumes, roupas e sapatos são cada vez mais usados como alternativas de presentes.

Comemorado no segundo domingo de maio, o Dia das Mães é uma das principais datas do comércio brasileiro. Diversas categorias de produtos e serviços são beneficiadas pela movimentação gerada no período. As ofertas vão desde eletrodomésticos e tecnologia a produtos de beleza.

Depois, vem o Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia do Cliente, Dias das Crianças, Black Friday e Natal.