Cor do ano, Viva Magenta valoriza peças e incrementa decoração
Eleita como cor do ano pela Pantone, o tom ajuda a criar cômodos elegantes e modernos.
Início de ano é época de traçar novos objetivos e, para muitas pessoas, também de renovar a decoração. A boa notícia é que 2023 já começou repleto de tendências que ajudam a valorizar os ambientes de casa. Entre as novidades está o Viva Magenta, eleito pela Pantone como a cor do ano.
Segundo o Pantone Color Institute, a tonalidade Pantone 18-1750 foi inspirada no vermelho da cochonilha, um dos corantes naturais mais preciosos do mundo, e representa força, coragem, alegria, otimismo e forças da natureza. Mistura vibrante de vermelho e rosa, a cor já é popular entre a comunidade da moda e beleza, mas também pode ser utilizada no mundo da decoração.
Dentro de casa, o Viva Magenta pode aparecer nas paredes, móveis, roupas de cama e nos quadros decorativos misturado a outros tons.
Como utilizar o Viva Magenta na decoração
Apesar de vibrante, o Viva Magenta consegue passear por todos os cômodos da casa, indo da sala de estar à cozinha.
A forma como o tom será empregado nos ambientes vai determinar a imagem que o espaço transmitirá. Ao adicionar o magenta em diferentes itens do cômodo, o local ganha mais personalidade. Já quando aplicado em apenas um ponto focal, a decoração transmite elegância e conforto.
Na sala de estar e nos quartos, o Viva Magenta costuma ser utilizado diretamente nas paredes, mas os móveis também podem receber a cor. Escolher uma poltrona para a sala de casa nessa tonalidade é uma boa opção para quem deseja incorporar a tendência com apenas um toque.
Além disso, almofadas, mantas, tapetes, lençóis e cortinas também podem ser utilizados para trazer a novidade. Como todos esses itens podem ser trocados sempre que os moradores sentirem necessidade, eles ajudam a renovar a aparência do local com facilidade.
No banheiro e na cozinha, a decoração costuma seguir uma linha mais neutra, mas o magenta também pode ganhar destaque e aparecer nos armários e pisos. Para os que não gostam de ousar, a saída é adicionar a cor em detalhes, como toalhas, tapetes e itens decorativos.
Cores que combinam com Viva Magenta
Engana-se quem pensa que a cor do ano de 2023 não pode ser utilizada ao lado de outras tonalidades. Apesar de ser vibrante, o Viva Magenta é versátil e pode ser aplicado com branco, azul, verde e até mesmo ao lado de outras nuances de vermelho e rosa.
Branco
Na decoração, a cor branca é considerada uma tela vazia, que pode receber diversas tonalidades sem perder a sofisticação. A combinação com o Viva Magenta é uma das mais seguras para quem tem medo de arriscar.
Considerado neutro, o branco é uma boa pedida para ambientes compactos, pois ajuda a criar uma sensação de amplitude. Nesse caso, a cor pode vir nas paredes e piso, enquanto o magenta surge nos móveis e itens decorativos para trazer destaque. A disposição das tonalidades pode ser invertida em cômodos maiores, mas deve refletir a personalidade do morador.
Azul
Para quem gosta de seguir uma linha inusitada, optar pelo Viva Magenta com tons de azul é uma escolha interessante. Essa mistura pode ser utilizada em diferentes ambientes e transmite elegância e modernidade.
Uma forma diferente de aproveitar o azul e o magenta juntos é explorando uma tonalidade na parede e a outra em objetos de destaque no cômodo, como uma poltrona ou sofá.
Verde
O verde é a cor complementar do vermelho e, por esse motivo, a combinação é bastante usual no universo da decoração. Assim como acontece com o azul, tons esverdeados também conseguem transmitir elegância quando ao lado do Viva Magenta.
Opte por usar o verde das plantas para garantir um toque de leveza na decoração. O magenta pode vir estampado em quadros, móveis, cortinas, mantas e outros itens decorativos.
Outras nuances do magenta
Para quem gosta de brincar com diferentes tonalidades de uma mesma cor, as nuances de magenta podem abrir um leque de possibilidades na decoração. Por estar entre o rosa e o vermelho, há diferentes tons que podem ser utilizados para decorar um ambiente.
É possível, por exemplo, investir em um Viva Magenta nas paredes, apostar em um rosé na poltrona, no magenta arroxeado nas poltronas e no pink em armários e portas. Essa repetição ajuda a imprimir personalidade e modernidade ao ambiente, mas sempre mantendo a harmonia.