Nossa Palavra – Cuidados redobrados com a dengue
A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre a importância de redobrar a prevenção nesse período chuvoso de verão, para que sejam evitadas contaminações do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também da chikungunya e zika vírus.
Durante todo o ano, os agentes de endemias da Prefeitura de Taquaritinga, através do Demcove, visitam os bairros e regiões em busca de focos do mosquito. Além das vistorias em imóveis também é realizado o trabalho de nebulização, ação feita com a aplicação do inseticida por meio da bomba costal, dentro da residência dos moradores em áreas prioritárias e onde há maior incidência de casos.
A dengue continua sendo uma preocupação em todos os municípios, mas se cada um fizer a sua parte o mosquito não irá encontrar lugares para procriar.
É importante todos serem conscientes de que qualquer recipiente, por menor que seja, pode acumular água e ser local de proliferação do mosquito. Portanto nesses dias de chuva redobrem os cuidados, afinal essa é uma luta de todos.
A dica é vedar depósitos plásticos, pneus e reservatórios em nível de solo, como manilhas e tambores; consertar calhas e marquises; fechar caixas d’água; evitar o acúmulo de água em vasos de planta; manter a água da piscina tratada; e vedar vasos e ralos que não sejam utilizados diariamente. Um exemplo disso é o chuveiro de piscina, que fica exposto à chuva.
Normalmente, o mosquito da dengue coloca os seus ovos em locais onde há o acúmulo de água limpa, por isso o fato de a doença ser tão frequente no período chuvoso.
Materiais como pneus velhos, caixas d’água, garrafas, calhas entupidas, vasos de plantas e também recipientes jogados em lixo descoberto precisam ser manuseados corretamente, evitando potenciais criadouros, pois esses materiais possuem aspecto estrutural favorável para o desenvolvimento da larva do mosquito transmissor da doença.