Inclusão: Centro de Taquaritinga passa a contar com vaga de estacionamento prioritário para autistas
Empresa responsável pela área azul atendeu reivindicação do vereador Luciano Azevedo.
Desde a última semana a empresa G2 Empreendimentos, que administra a Área Azul no centro da cidade, atendeu a uma indicação do vereador Luciano Azevedo apresentada em uma das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Taquaritinga.
Desta forma, Taquaritinga passa a ter 6 vagas exclusivas de estacionamento para autistas, na área central da cidade, sendo elas nas proximidades do supermercado Carvalho, Lotérica do Ferrinho, Magazine Luiza, Casa Nadir e Praça Dr. Waldemar D’Ambrósio duas.
A ação incluiria a demarcação através de pintura no solo na cor azul com a identificação do símbolo internacional do autismo, bem como adesivagem nas placas da calçada.
No último sábado, diversas crianças com TEA – Transtorno do Espectro Autista – foram carimbar suas mãozinhas nas vagas de estacionamento prioritário para autistas no centro da cidade.
Como adquirir o cartão de estacionamento prioritário?
A pessoa com TEA é deficiente de acordo com a lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que definiu o Transtorno do Espectro Autista (TEA) como uma deficiência, além de ampliar para as pessoas autistas todos os direitos estabelecidos para as pessoas com deficiência no país.
Portanto, os autistas têm direito à vaga especial no estacionamento público, privado e na área azul, mesmo que não sejam os condutores do veículo.
Essas vagas ficam localizadas em áreas estratégicas, bem próximas à porta de entrada de shoppings e supermercados.
A dificuldade de locomoção no caso do autismo acontece, não por causa de uma deficiência física, e sim devido à desordem sensorial, à rigidez comportamental que trazem vários prejuízos à locomoção do autista ou dos pais quando se tratar de menor autista.
Para utilizar essas vagas é necessário fazer o Cartão DEFIS, emitido pela COMUTRAN.
Vale lembrar que é obrigatório apresentar laudo médico original ou cópia autenticada.