Momento Turbo: Custos x Despesas na frota
Essas palavras podem parecer sinônimos, mas elas impactam de forma diferente na saúde financeira da sua frota.
Administrar uma frota exige uma série de conhecimentos, além de muito fôlego e organização para colocar a operação em pleno funcionamento. Estar atento às finanças também é papel fundamental do gestor de frotas, que precisa sempre buscar por economia e bons investimentos para garantir a otimização de recursos. Mas uma dúvida comum entre esses profissionais multitarefas é a diferença entre custo e despesa. Para solucionar isso, a LeasePlan, líder mundial no setor de car as a service, explica o que significa cada uma dessas palavras além de mostrar exemplos.
Custo
Os custos estão ligados à atividade principal da empresa. São os gastos que geralmente estão envolvidos na produção ou aquisição de um produto ou serviço. E sem esses custos, por exemplo, não é possível oferecer o serviço realizado pela frota. É o caso do abastecimento dos veículos, que é essencial para que os mesmos rodem pelas ruas.
Os custos são divididos entre fixos, variáveis, diretos e indiretos.
Despesa
As despesas são os gastos relacionados a tudo que é necessário para manter toda a estrutura da empresa funcionando, mas que não tem ligação direta com sua atividade principal. Exemplos de despesa são a manutenção e pagamento de multas.
As despesas são divididas entre regulares, fixas e extraordinárias.
Depreciação é custo ou despesa?
Depende! Quando o veículo é usado diretamente na produção, a taxa de depreciação será considerada como custo. Agora, se o veículo não é usado na produção, é visto como despesa.
Seja um custo ou uma despesa, o importante é procurar serviços que vão contribuir para a saúde financeira da sua empresa, e um deles é a terceirização de frotas, que oferece previsibilidade nos custos além de otimização.
Sobre a LeasePlan
A LeasePlan está há mais de 50 anos no mercado e é líder mundial no setor de car as a service e busca, cada vez mais, proporcionar a mobilidade necessária para pessoas e empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Atuando em 29 países e com uma frota de 1,9 milhão de veículos, a empresa oferece suporte total para a administração do ciclo das frotas, desde a compra e manutenção até a sua venda pós término de contrato. Além disso, atenta a um futuro mais sustentável e ecológico, a LeasePlan tem como meta zerar as emissões líquidas de toda a sua frota até 2030.