Taquaritinga: Ligação para o telefone de emergência “190” passam a ser atendidas no COPOM
Ação envolvem 12 cidades da região.
A Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do Comando de Policiamento do Interior Três (CPI-3) esclarece que, nos últimos anos, o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), sediado em Ribeirão Preto, encontra-se em processo de centralização dos serviços de Atendimento de Emergência “190”.
Desse modo, informamos que a partir do início do mês de novembro deste ano, as chamadas via telefone de emergência “190” dos 12 (doze) municípios restantes pertencentes ao Décimo Terceiro Batalhão de Polícia Militar do Interior (Araraquara), quais sejam: Borborema, Cândido Rodrigues, Dobrada, Fernando Prestes, Ibitinga, Itápolis, Matão, Motuca, Nova Europa, Santa Ernestina, Tabatinga e Taquaritinga, serão transferidas gradualmente, a fim de serem atendidas no COPOM Regional.
Destacamos ainda que, a única diferença entre o atendimento que anteriormente era feito, será o fato de que, a partir da migração em novembro, o Solicitante será perguntado sobre “de qual cidade está falando”, mantendo-se os demais protocolos de atendimento padronizados pelas normas internas que norteiam os cadastros de ocorrências em qualquer lugar do Estado de São Paulo, onde, o Solicitante, após informar a cidade, o endereço correto e demais dados relevantes para um pronto atendimento, terá o seu aviso de ocorrência cadastrado e instantaneamente, de forma eletrônica, repassado ao Despachador que, localmente, providenciará o despacho das viaturas, seguindo a regra do nível de prioridade de atendimento, de acordo com a gravidade da ocorrência.
Importante salientar que o Solicitante, mesmo não se recordando com precisão do endereço onde deseja atendimento, terá o seu pedido registrado pois o Atendente do telefone de emergência “190” registrará a ocorrência constando os pontos de referência disponíveis, facilitando dessa forma a chegada dos Policias Militares de serviço, além disso, relembramos também que é possível solicitar o apoio policial-militar via canais digitais, a exemplo do site www.policiamilitar.sp.gov.br, para ocorrências de Perturbação do Sossego (barulho) e/ou através do aplicativo “PM com Você” onde, nessa primeira fase, pode-se cadastrar ocorrências de Violência Doméstica, Perturbação do Sossego e Disparo de Alarmes.
Por fim, destacamos que se encontra em andamento a construção da nova sede do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), no município de Ribeirão Preto, o qual abrangerá o Setor de Atendimento de Emergência “190” e o Setor de Controle de Despacho de Viaturas das 93 (noventa e três) cidades da região, mantendo-se em atividade o atual sistema, moderno, dinâmico e transparente, que, ininterruptamente, garante a qualidade dos serviços prestados à população.