Segundo turno: Luiz Inácio Lula da Silva vence as eleições presidenciais e Tarcísio de Freitas é eleito governador de São Paulo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva volta a comandar os destinos políticos do Brasil nos próximos quatro anos (2023 a 2026), após a vitória de segundo turno conquistada nas eleições de 30 de outubro contra o atual presidente Jair Bolsonaro.
O placar geral, entretanto, foi mais apertado do que o registrado no primeiro turno, quando a diferença de votos entre Lula e Bolsonaro foi de seis milhões de votos, caindo, no segundo turno, para dois milhões de votos.
O total de votos auferidos por Lula foi de 60.345.999 (50,9%). Já Bolsonaro obteve 58.206.354 (49,1%). Os estados vencidos por Lula nesse segundo turno foram Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.
Jair Bolsonaro venceu no Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.
Para governador do Estado de São Paulo, o candidato Tarcísio de Freitas, além de confirmar seu favoritismo, aumentou a vantagem no segundo turno, contra o candidato do PT Fernando Haddad.
Após a divulgação das urnas apuradas, na noite de domingo (30), o candidato do Republicanos, Tarcísio de Freitas, foi o vencedor para governador em São Paulo, obtendo a primeira colocação em 566 municípios do estado, deixando para trás o candidato do PT, Fernando Haddad, que venceu na capital paulista, onde foi prefeito, entre os anos de 2013 a 2016 e em mais 78 cidades.
Ao todo, Tarcísio conquistou 55,27% dos votos válidos no estado de São Paulo (13.480.190). enquanto Haddad teve 44,73% (10.909.100).