Lições de empreendedorismo de pai para filho levam a indústria de molhos para food service a prosperar no mercado
Ex-executivo de finanças, Dauto Azarite se tornou empresário quase aos 50 anos e junto com os filhos conduziu a Ekma à jornada de crescimento.
Sr. Dauto Azarite tinha 48 anos quando trocou a longa e bem-sucedida carreira de executivo no setor financeiro para investir no próprio negócio. E foi em 1986, após deixar o cargo de diretor de um banco, por conta da reestruturação interna, o executivo resolveu adquirir 50% de participação da Ekma, uma fábrica de molhos condimentados e atomatados para bares e restaurantes, fundada por um imigrante grego em 1972, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo. Dois anos depois, Azarite assumiu o controle total da empresa e, desde então, passou a conduzir, juntamente com os filhos, o crescimento da marca que comemora seu cinquentenário como uma das líderes da categoria do setor de food service.
Atualmente, a Ekma é uma das maiores fabricantes de ketchup e atomatados do segmento de bares e restaurantes. Seus produtos estão presentes em 91% dos atacarejos da Grande São Paulo, 81% da Grande Rio de Janeiro e 69% da região Centro-Oeste.
Para levar Ekma à posição de destaque no mercado, Azarite teve que percorrer uma longa jornada ao lado dos filhos Dauto Júnior, Márcia e Paulo. Aos poucos, entre gargalos na operação, erros e acertos, a pequena fábrica com apenas 10 funcionários, com capacidade de produção de 18 toneladas de ketchup e mostarda por mês, se tornou uma indústria que hoje gera 900 empregos diretos e indiretos, e tem capacidade de produzir 4 mil toneladas de molhos condimentados e atomatados por mês.
Para aumentar a produção e atender a demanda do mercado, a fábrica foi transferida para interior de São Paulo, inicialmente para Itupeva (SP) até que em 2007 se instalou em Taquaritinga (SP), que ocupa uma área de 30 mil metros quadrados, sendo 5mil de área construída.
Pioneira na comercialização de molhos condimentados em embalagem institucional em PEAD (polietileno de alta densidade) para atacado, bares e restaurantes, hoje a Ekma conta com portifólio diversificado abrangendo mais de 40 itens, que vão desde molhos para lanches até molhos para salada, de pimenta, madeira, para hotdog, molhos orientais (agridoce, tarê e shoyu), maionese e atomatados – molho e extrato de tomate, tomates triturados levemente temperados, refogado de tomate e molho pronto para pizza.
Lições para compartilhar: “Quem empreende sabe como é difícil a vida de empresário nesse país. A gente sonha, tem ideias e ideais, faz contas, pensa com maior carinho, tudo parece perfeito. Mas nem sempre dá certo, por melhor que seja a intenção”, afirma Azarite.
“Apesar da inexperiência como gestor de indústria, meu pai sempre manteve os pés do chão para fazer a empresa prosperar”, afirma Dauto Júnior, diretor comercial da Ekma, que vem atuando ao lado do sr. Dauto desde os primórdios dos negócios.
Essa e outras lições aprendidas em sua trajetória como empreendedor, sr. Dauto vem compartilhando e colocando em prática ao lado dos filhos:
- Nunca é tarde para empreender e realizar os sonhos.
- Não existe sorte. O importante é dar um passo de cada vez, sempre com cautela.
- Preste um bom atendimento e, sempre que possível, adapte a operação às necessidades do cliente. Apoiar o cliente gera fidelidade.
- Mantenha o foco nos negócios. Calcule os riscos para controlar os resultados.
- Tomar decisões erradas e precipitadas, erros na produção e queda de qualidade são problemas difíceis de consertar e podem colocar o negócio em risco. Nesse momento é preciso recuar, parar e planejar para recuperar os prejuízos e retomar o crescimento.
- Dedicar um tempo no planejamento das estratégias é importante. Coloque os projetos no papel antes de executar.
- Somos feitos de gente. Portanto, capacitar a equipe e atrair novos talentos empenhados em produzir mais e melhor também são fundamentais para prosperidade da empresa.