Nossa Palavra – Viva nossa Taquaritinga pelos 130 anos
Todo aniversário tem uma praxe. Nós cantamos parabéns, a aniversariante sopra as velinhas, faz um pedido e reparte o bolo. Mas no teu aniversário é diferente, se quebra o protocolo. A festa é sua, mas o presente é nosso e você já vai entender o motivo.
São felizes aqueles que tiveram a honra de nascer neste chão ou que fizeram dele seu lugar de moradia, de ganha pão. A energia, o sentimento, aqui tudo é diferente.
A cada canto, a cada esquina, não se acha só mais um morador da cidade, muito pelo contrário, encontramos um amigo, um irmão e se não for de sangue, é de coração. Somos humildes e gentis por natureza. Aqui não tem hora, nem lugar, basta se aproximar e logo você vai sentir o calor humano que só se acha nesta terra. Sempre cabe mais um, é como coração de mãe. Caminhar por suas ruas é respirar a história. É como voltar ao passado, sem nem mesmo sair do lugar. Não há explicação, é pura magia. São as belezas sem par que tão alegres citamos ao cantar o seu hino.
Hino este que foi feito para ser solene, mas a letra do Cônego Lourenço Cavalini é tão bonita, tão bela, que a gente canta e faz parecer uma poesia musicada, que te homenageia em cada verso.
O céu que à noite é estrelado faz feliz a astronomia, por outro lado é à noite que aproveitamos para desfrutar da tua gastronomia. Quem nasce aqui tem muita sorte, alguns até praticam esporte.
Há filhos e filhas desta terra que são talentosos, escrevem poemas, poesias, livros, mas outros têm sucesso nos negócios. Tem aqueles que são da música e da arte, eles dão um show à parte. Numa cidade tão mística, há quem enverede pelo lado da política. Povo ético e educado, formou médicos e advogados. E faça chuva ou faça sol, há ainda a importância da garra do agricultor e do pescador.
Dissemos estas palavras, aniversariante, para mostrar que aqui em se plantando tudo dá. Bem, é verdade que tem momentos que tudo parece difícil, que nada vai dar certo, mas é preciso ter esperança. E isso o taquaritinguense tem de sobra.
Minha Taquaritinga, falamos aqui de tanta gente. Claro, não pudemos citar todos, afinal tu és formada – e informada – por muitas pessoas, sintam-se homenageados. Se perguntassem, quantos cabem numa só cidade, a nossa resposta seria: bem mais que os 57 mil. Pois, no DNA taquaritinguense correm as marcas de tanta gente, que é como se fossemos um resumo dos povos que para cá vieram, e fizeram deste chão sua morada.
Não fosse esse tempo difícil, estaríamos ali na praça, ouvindo uma canção. E ela começaria dizendo ‘Parabéns para você’ e no final, a gente te aplaudiria. De pé. Com muito orgulho.
130 anos. Parabéns ao povo taquaritinguense, que São Sebastião continue abençoando esta terra.