DM comprova que é possível criar um ambiente no qual mamães e mercado de trabalho estejam cada vez mais em conexão e harmonia
Valorização como profissional e oportunidades são alguns dos melhores presentes que o mundo corporativo pode oferecer neste Dia das Mães que, para a DM, tem sido todos os dias
Há muito tempo, o tabu de que as mulheres precisam decidir entre ser mãe ou ter uma carreira de sucesso tem sido derrubado, e as empresas têm aprendido a conviver com a maternidade em sua cultura organizacional. Um exemplo disso é a DM, uma empresa de produtos financeiros voltados à concessão de crédito que tem sua sede em São sé dos Campos, no interior de São Paulo, e colaboradores espalhados por todo o país. Uma instituição que há muito tempo conta com programas de apoio, reconhecimento e acolhimento às mães.
Sandra Castello, é uma das mamães da DM, uma funcionária de carreira que, atualmente, é Diretora de Marketing e Pessoas. Sob sua diretoria, está a área de Gente e Gestão e muitos dos avanços no cuidado com os colaboradores vem de sua própria experiência dividindo sua carreira como executiva com o papel de mãe do Samuca, atualmente com oito anos, e de seu caçula Dani, com três. Durante sua gestão, a DM passou a fazer parte das chamadas empresas cidadãs que oferecem licença de seis meses às gestantes e de 20 dias aos pais.
“Temos seguido uma trajetória que nos enche de orgulho e que não se limita apenas às mudanças das regras, passando também por uma adequação em nossa cultura organizacional. Hoje, é totalmente natural as lideranças avaliarem o talento de nossos colaboradores simplesmente como pessoas, sem colocar na mesa se elas são mulheres ou homens, mães ou pais”, destaca Sandra.
Trajetória de carreira que acompanha essa evolução
“Há cerca de oito anos, eu voltava da minha primeira licença maternidade com aquela insegurança de como seria este retorno, de quais seriam meus novos desafios e como estaria a equipe. Eu sabia que meu lugar estava lá, confiava na empresa, mas pensava muito sobre como recuperar o tempo “perdido”’. No primeiro dia do meu retorno eu recebi a notícia de que não só meu lugar ainda estava lá, mas que os desafios seriam ainda maiores pois eu estava sendo promovida a Gerente de Marketing”, conta a diretora.
“Quando me afastei do trabalho para a chegada do Dani, meu caçula, com tantos anos de DM e conhecendo a cultura da empresa eu já não tinha aquela mesma insegurança e, como mãe de segunda viagem, já podia contar com uma rede de apoio ao meu lado. Seis meses após retornar ao trabalho, recebi uma nova promoção para a diretoria que ocupo hoje”, conta.
Esse posicionamento totalmente humanizado sempre foi um dos valores mais importantes da empresa e enche a todos os colaboradores de orgulho. De forma natural, a DM tem a tradição de respeito e acolhimento de todas as mamães.
Novas oportunidades durante a gestação
Se para Sandra a boa notícia para sua carreira, por duas vezes, chegou após o término de sua licença maternidade, outras da equipe nem precisaram passar pela mesma insegurança.
“Eu trabalhava em outra cidade. Então, quando entrei na DM em 2017, uma das primeiras coisas que vieram em minha cabeça foi que eu poderia pensar em ser mãe, por estar trabalhando em São José dos Campos. Aos poucos descobri que isso era apenas o começo. Eu recebi uma promoção de cargo enquanto estava grávida e às vésperas do início da minha licença maternidade”, conta Renata Midori, Gerente de Planejamento de Crédito da DM.
“Atuando na área de qualidade, eu soube que havia uma oportunidade para uma vaga de coordenação. Minha líder percebeu que algo estava me incomodando e eu contei que acreditava não poder concorrer àquela posição por estar gestante. Ela me tranquilizou e incentivou a inscrição, reforçando que estar ou não gestante não seria algo considerado. Eu consegui a promoção em janeiro de 2019 e em junho o meu filho nasceu”, lembra Danielli Lima, hoje gerente Gerente de Operações da DM.
“Eu já pensava em ter um segundo filho, mas estava adiando por estar num momento muito gostoso da minha carreira na DM, cheia de planos. Mesmo conhecendo o histórico da empresa e seus valores, eu ainda tinha um pouco de receio, até que acabei engravidando sem planejamento. Quando comuniquei minha gestora, comecei a chorar, pois tinha medo de desapontá-la. Isso foi em julho, em outubro ela me chamou e me fez o convite para assumir a posição de coordenadora.”, conta Luiza Moreira, Coordenadora de Gente e Gestão.
Reflexões de Sandra Castello para outras profissionais mamães
Muitas empresas ainda não chegaram a esse nível de maturidade na relação com a maternidade. No entanto, a Diretora de Marketing e Pessoas da DM compartilha três reflexões que podem ajudar a todas as profissionais que ainda se deparam com essa dúvida em suas vidas.
Não somos perfeitas
Nenhuma profissional e mãe, por mais bem sucedida que for ou mesmo que esteja numa empresa que a acolha como acontece aqui na DM, não é perfeita. Infelizmente não temos super-poderes que nos permitam fazer milhares de coisas ao mesmo tempo e precisaremos sim, optar por qual pratinho iremos equilibrar hoje.
Não se cobre tanto! É normal não dar conta de tudo. Ter esta consciência com certeza te ajudará a enfrentar os desafios do dia a dia com mais leveza, tornando-se uma de suas habilidades mais admiráveis.
Sinceridade com você mesma, com sua família e colegas de trabalho
Seja sincera em relação ao que sente, não tente abraçar todas as responsabilidades do mundo e abra o coração para que outras pessoas te ajudem.
Talvez, a sua empresa ou as pessoas a sua volta já possuam essa abertura. O não você já tem, quem sabe após compartilhar não terá possíveis soluções que poderão te surpreender.
Respire fundo
Existem estudos que mostram que quanto mais nervosos estamos, menos sangue circula em nosso cérebro, afetando a maneira como construímos nossos pensamentos, fazendo com que eles pareçam turvos, reduzindo a construção de possíveis alternativas e por fim, aumentando ainda mais o estresse que sentimos.
É normal que como mãe, colaboradora e dona de casa você se sinta sobrecarregada com tantas atividades e responsabilidades. Nesses momentos pare, nem que seja por um minuto, apenas para respirar e voltar o seu pensamento para o momento presente.
Sobre a DM
A DM é uma empresa de produtos financeiros que nasceu há 20 anos para simplificar e democratizar o acesso ao crédito, principalmente à população de menor poder aquisitivo, que forma seu principal público-alvo e para quem desenvolve suas soluções. Ao mesmo tempo, também atua para apoiar e potencializar resultados de seus parceiros varejistas.
Para o consumidor final, disponibiliza o cartão de loja, o cartão de crédito bandeirado, a conta digital, linhas de microcrédito pessoal e seguros.
Como especialista em varejo, no B2B oferece a redes varejistas a possibilidade de adotar o cartão de crédito próprio (o private label), ferramentas de CRM e aplicativos de ofertas que vão ajudá-los a incrementar suas vendas.
Na DM, toda a história conta e merece crédito, por isso ela atua como uma empresa cada vez mais próxima, simples e segura para consumidores e varejistas.