Fim da picada: Taquaritinga chega a 36 casos notificados de dengue
Nesta quarta-feira, 13 de abril, a prefeitura de Taquaritinga, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária, divulgou os números da dengue no Município.
Ao todo o Município registra 36 casos notificados, sendo dez suspeitos, 22 negativos e quatro casos positivos. Para quem não sabe, a transmissão da dengue acontece através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que provoca sintomas como dor nas articulações, no corpo, na cabeça, náuseas, febre acima de 39°C e manchas vermelhas no corpo.
Ver essa foto no Instagram
As picadas pelo mosquito da dengue acontecem, geralmente, nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, especialmente na região das pernas, tornozelos ou pés. Além disso, a sua picada é mais comum durante o verão, sendo, por isso, recomendado usar repelentes no corpo e inseticidas na casa para proteção.
Uma das principais dicas para evitar a proliferação da dengue é manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia; guardar garrafas com a boca virada para baixo; limpar sempre as calhas dos canos; não jogar lixo em terrenos baldios; colocar o lixo sempre em sacos fechados; manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados; não deixar pneus ao abrigo da chuva e da água; eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados; furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água e lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.
Caso algum taquaritinguense identifique um terreno baldio com lixo acumulado e objetos com água parada, é preciso avisar o Demcove (Departamento Municipal de Controle de Vetores e Endemias) ou ligar para prefeitura local.