Tiro de Guerra de Taquaritinga realiza Cerimônia de Matrícula de Atiradores da Turma de 2022
O Tiro de Guerra (TG 02-041) de Taquaritinga realizou na última quinta-feira (24) a Cerimônia de Matrícula dos cinquenta novos atiradores que prestarão o Serviço Militar no ano de 2022.
Esteve presente na solenidade o vice-prefeito, Luiz Fernando Coelho da Rocha; o e Ex-Chefe da Instrução, Capitão Luiz Fernando de Almeida; o Comandante do Destacamento dos Bombeiros, 2º Sargento Ataíde Silva Alves; o Chefe da Instrução do Tiro de Guerra de Jaboticabal, 1º Sargento Fábio Vinicius de Carvalho Fabre; o Chefe da Instrução do Tiro de Guerra de Itápolis, Subtenente Adilson Ferreira dos Santos; os vereadores Luís Carlos da Vila e Luciano Azevedo, incluindo também o Diretor de Esporte, André Augusto de Souza Vieira; os atiradores de Todos os Tempos de Jaboticabal; ex-atiradores e Cabos Reservistas do Tiro de Guerra, dentre outras autoridades civis e militares, além de familiares e amigos dos novos atiradores.
A Formatura aconteceu em duas partes, sendo que a primeira foi a Abertura Simbólica do Portão de Entrada do Tiro de Guerra, momento em que o Atirador Daniel Inácio Pereira, mais jovem Militar alistado no corrente ano de Instrução, juntamente com o Vice-Diretor, abriram juntos o Portão das Armas na entrada do Quartel para os demais Atiradores poderem adentrar oficialmente, pela primeira vez, no órgão de formação de Reservista do Município.
Na abertura da solenidade, o Chefe da Instrução leu a Mensagem de boas-vindas aos atiradores enviada pelo Comandante do Exército, General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que em seu trecho inicial dizia o seguinte: “A família militar é tomada pela alegria ao dar as boas-vindas a mais uma turma de cidadãos que cumprem o dever cívico do Serviço Militar, orientando-os a inspirarem-se nos bons exemplos de forma a se sentirem dignos de honrar a farda do Exército Brasileiro, fazendo parte de uma equipe que cultua os bons costumes e Valores Militares”.
Durante a Formatura foram realizados diversos movimentos sincronizados de Ordem Unida a Pé Firme sem comando e foi cantado a Canção do Exército e o Hino Nacional Brasileiro, além de Brados de Guerras.
Os novos atiradores estavam sob o Comando do Atirador Vinícius Miguel Domingos Miquelini, que apesar da pouca experiência, foi assertivo em todos os comandos que executou junto a tropa formada no pátio.
Em seu discurso, o Chefe da Instrução do Tiro de Guerra de Taquaritinga (SP), 1º Sargento Valério Fambre Gonçalves, agradeceu aos familiares pela confiança depositada lembrando-os que, apesar do pouco tempo de caserna, já conseguia perceber uma significativa mudança nos atiradores, demonstrada através da postura em forma, na vibração, na forma de tratamento com os familiares e no semblante de responsabilidade que eles apresentavam.
O Sargento Fambre, também divulgou que logo teremos um Espaço Cultual no Tiro de Guerra, que será uma junção de minimuseu Militar com objetos e peças que remetem a nossa história, biblioteca Militar com os mais diversos volumes acerca do tema, sala de estudo e exposição das fotos antigas contendo todo o histórico da criação do Tiro de Guerra até os dias atuais. As obras já formam iniciadas e a previsão de término é até agosto de 2022, quando se comemora o dia do Soldado.
O Sargento Fambre finalizou as suas palavras dizendo aos atiradores que “após vencerem os inúmeros desafios nesta jornada de nove meses, tornar-se-ão mais fortes, autoconfiantes e disciplinados no qual não veremos mais meninos apreensivos e cheios de dúvidas, mas sim verdadeiros homens formados, responsáveis, amadurecidos, corajosos, comedidos, honestos, humanos, solidários e acima de tudo companheiros. A tradição, a moral, os bons costumes, a ética militar, os valores e deveres militares, são heranças que recebemos daqueles que vieram antes de nós e que cultuaremos com toda sua plenitude”.
O Capitão Almeida também fez o uso da palavra enaltecendo o Chefe da Instrução pela forma com que conduz as atividades do Tiro de Guerra, lembrando os atiradores de suas parcelas de responsabilidade no processo de aprendizagem e crescimento físico, moral e intelectual.
Por fim, o vice-diretor agradeceu a presença de todos os familiares presentes e lembrou-lhes de quão seus entes queridos irão ganhar com essa formação militar que há décadas vem formando melhores cidadãos taquaritinguenses nesta Escola de Civismo e Cidadania em que os bons valores morais como disciplina, integridade, camaradagem, lealdade, ética, liderança e honestidade são ensinados diariamente aos nossos jovens, transformando-os em pessoas melhores e cônscios de seu papel perante a Sociedade.