Nossa Palavra – Invasão de pernilongos
O calor traz à tona um problema que causa desconforto e tira a paz de muitas pessoas. Trata-se da infestação de pernilongos, este ano mais intensa, atingindo não só Taquaritinga, mas também toda a região.
O assunto ganhou repercussão na cidade, onde a invasão desses pequenos mosquitos nas casas, ruas e demais ambientes causam verdadeiros transtornos. A picada não faz mal à saúde, mas atrapalha o sono de muita gente. As reclamações ganharam as páginas em grupos de discussão nas redes sociais, com registro de queixas sobre a infestação, principalmente em bairros periféricos de Taquaritinga.
Na verdade, a Prefeitura, através do Demcove, precisaria fazer algum procedimento de desinsetização, como já ocorreu em anos anteriores, com a pulverização. Não custa nada mosquitos da dengue aparecerem em meio a essa infestação.
De acordo com estudos, o produto mais comum de ser utilizado para afastar pernilongos, os repelentes de tomada, depois de algum tempo passam a não fazer mais efeito. Como alternativa, especialistas indicam como medidas eficazes variar as armas de combate, colocando telas nas janelas, fechando-as nos finais da tarde. Recomendam, ainda, o uso de ventiladores e até mesmo de ar-condicionado para espantar os mosquitos, que não gostam de ficar em locais de temperatura baixa.
A água parada também contribui para a infestação do pernilongo e por isso mesmo, as donas de casa devem colocar areia nos vasos para absorver o líquido e evitar que o mosquito pouse no local com água.
Uma outra observação feita por especialistas no assunto, é para quem tem alergia a picada de pernilongo, principalmente as crianças. Nesse caso, a dica é optar por um antialérgico e não coçar a região picada a fim de evitar infecções.