Artigo: Longevidade Saudável
Por: Arthur Micheloni*
Desde o século XIX a expectativa de vida vem crescendo rapidamente. Avanços na ciência e medicina apontam essa crescente expectativa.
No Brasil, a expectativa de vida é de 75 anos, já em países mais desenvolvidos pode chegar até 84 anos.
A saúde e hábitos de vida equilibrados são fundamentais para se ter uma longevidade saudável (chegar a uma idade avançada com saúde e disposição).
Na terceira idade, manter-se produtivo é muito importante para o corpo e a mente. O idoso sedentário pode ficar dependente ou limitado, prejudicando a qualidade de vida e autonomia futura do indivíduo.
Saúde física e mental são resultados também de nossas escolhas ao treinar e se alimentar saudavelmente. Longevidade saudável é um hábito que devemos cultivar e aprimorar desde a juventude. Porém em nosso país, não temos o costume de hábitos para melhorar essa longevidade saudável.
Pensando nisso, separei alguns hábitos para você adicionar em seu dia a dia e cultivar uma longevidade saudável:
Beba água:
Procure se hidratar durante todo o dia, sempre tendo noção do mínimo de água que você deve ingerir diariamente para que possa ultrapassá-lo.
Medite:
Respire com calma e profundamente, faça de 10 a 20 respirações, com atenção plena, pratique o silencio.
Durma:
Não importa se dormirmos 6 ou 12 horas, o importante é ter uma boa qualidade de sono.
Tome chá:
Uma pesquisa feita na China, com 100 médicos acima de 90 anos, chás antioxidantes fazem parte da dieta dos pesquisados. Todos estavam produtivamente cultivando hábitos como leitura, trabalho, exercícios e lazer.
Ainda, separo mais dois hábitos que sempre aconselho para os meus pacientes:
Tenha uma alimentação saudável, coma alimentos de “verdade”, frutas e verduras, evite enlatados, embutidos e industrializados, frituras, farinha branca, sal e açúcar. Não passe vontade, mas fique sempre atento com a quantidade de ingestão desses alimentos.
Movimente-se, movimento é vida. Portanto, mantenha um treino regular. Ande, corra, jogue algo, dance, pedale, nade. Não importa o que for fazer, só não fique parado. Faça aquilo que você tenha mais prazer. Divirta-se e use isso como uma forma legal para aumentar sua longevidade de uma forma mais saudável.
* Arthur Micheloni é Fisioterapeuta, pós-graduado em Osteopatia, Ortopedia e Traumatologia, pós-graduando em Fitoterapia, discente e adepto da Medicina Integrativa e graduando em Nutrição – e-mail: [email protected].
**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.