Dia Nacional da Homeopatia: ‘Tratamos a pessoa como um todo’
Dr. Wilian Pio Martins, pediatra e homeopata da Unimed Araraquara, detalha os procedimentos desse sistema terapêutico criado há mais de 200 anos
Curar doenças a partir de disfunções do organismo – sejam elas físicas ou emocionais – por meio da lei do semelhante, isto é, toda substância que provoca um sintoma no corpo sadio também funciona como remédio para tratar os mesmos. Esta é a lei fundamental da homeopatia, cujo dia nacional é celebrado neste 21/11.
Dr. Wiliam Pio Martins (foto), pediatra e homeopata da Unimed Araraquara, explica que o especialista, durante uma consulta desse tipo de terapia, busca conhecer o máximo da pessoa como um todo e não, simplesmente, a doença que ela tem, observando o modo de ser e reagir desse paciente. “Cada vez que uma pessoa é colocada numa situação de stress ou com alguma situação assim, reage de uma maneira. Isso vai compor o modo de procura para o remédio em si”, completa.
Os medicamentos homeopatas não têm relação com a quantidade, mas sim com a freqüência. “Se você tomar cinco glóbulos, é uma dose, se você, como acontece nas crianças, que toma, por acidente, um vidro de remédio, é uma dose, também. Este é um detalhe importante para o pessoal não ficar preocupado com a intoxicação”, comenta.
Outro detalhe importante sobre a homeopatia ressaltado pelo Dr. Wiliam Pio Martins é a possibilidade de um tratamento preventivo. “Se eu sei o que a pessoa está passando por uma situação que vai desencadear uma doença, eu posso tratar precocemente. Quando você já tem uma enfermidade clara, você vai fazer o tratamento com o intuito de recuperar as funções do organismo e trazer para a normalidade”, pondera.
Quando há uma situação de obstáculo à cura, o tratamento visa a melhoria das condições de vida das pessoas. “A homeopatia tem uma grande vantagem: não correr riscos com efeitos colaterais que muitos medicamentos podem trazer. A gente não tem este tipo de problema. Outro ponto é o autoconhecimento do paciente. Com o tempo, ele sabe quando vai adoecer, tomando, então, o remédio de costume. Assim, a recuperação é mais fácil”, pontua.
Você sabia?
O Dia Nacional da Homeopatia foi instituído em homenagem à data de chegada ao Brasil do homeopata francês Dr. Benoit Jules Mure (1809-1858), em 21 de novembro de 1840. Dr. Bento Mure foi salvo de uma tuberculose através da homeopatia por um dos discípulos diretos do médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann, criador da homeopatia. Benoit instalou-se no Rio de Janeiro, no bairro da Lapa, onde começou a clinicar e a difundir esse sistema terapêutico.