22 de novembro de 2024
CulturaGeral

Cervejando – Projeto Experiências do Brasil Rural é uma oportunidade para cervejarias rurais e campos de lúpulo

*Por: Monali Bassoli

Cervejarias rurais e campos de lúpulo que proporcionam experiências turísticas, podem se interessar no edital de Chamada Pública para o projeto Experiências do Brasil Rural, que é uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério do Turismo (MTur) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).As inscrições para o projeto vão até o dia 2 de abril.

O objetivo geral do projeto é ampliar e diversificar a oferta turística brasileira, por meio da inserção de produtos como cerveja, frutos da Amazônia, queijo e vinho, ou seja, serviços da agricultura familiar no mercado turístico brasileiro, além de apoiar a formatação e o posicionamento de produtos e roteiros turísticos de experiências no meio rural.

O projeto ainda tem os objetivos de conhecer a oferta de produtores rurais e de produção associada ao turismo; de fortalecer o mercado interno, com a estruturação de destinos e empreendimentos que passem a compor a oferta de produtos de experiência em turismo no Brasil; qualificar e agregar valor aos serviços e produtos da agricultura familiar selecionados, para distribuição e comercialização no mercado turístico; apoiar a promoção e a comercialização de produtos, serviços e destinos da agricultura familiar; e incentivar e capacitar empresários, empreendedores e produtores rurais para criação e aprimoramento de roteiros de experiência que estejam aptos à comercialização.

Aos roteiros turísticos selecionados, o projeto realizará pesquisa diagnóstica, com vistas a trabalhar a agricultura familiar como diferencial competitivo; elaborará plano de ação e inovação; capacitará os empresários, empreendedores e produtores rurais para criação e aprimoramento de roteiros de experiência que estejam aptos à comercialização, além de apoiar o fortalecimento, à promoção e à comercialização do roteiro, tendo a agricultura familiar como um diferencial e também à inserção dos produtos da agricultura familiar nos bares, restaurantes, meios de hospedagem, lojas de artesanato e outros equipamentos que fazem parte do roteiro.

É possível contatar o projeto pelo e-mail: [email protected]

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja